Pesquisar
Pesquisar
Ir para o site
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Você conhece os combustíveis alternativos?

Não apenas por questões ambientais, mas por se tratarem de alternativas economicamente mais interessantes para o futuro do planeta, os veículos estão cada vez mais adaptados às novas fontes de energia principalmente com os combustíveis alternativos.

O combustível alternativo é usado na substituição dos combustíveis fósseis (carvão, petróleo propano e gás natural). Ele consegue reduzir os impactos ambientais causados pelos efeitos das emissões de gases dos veículos convencionais na atmosfera. Conheça os tipos de combustíveis alternativos disponíveis:

Exemplos de combustíveis alternativos

Biodiesel

Dentre os vários combustíveis alternativos, provavelmente o biodiesel é o mas conhecido. Ele é um combustível obtido a partir de óleos vegetais principalmente de girassol e de colza. É errado afirmar que ele é igual ao óleo vegetal, pois o Biodiesel é formado através da retirada da glicerina do óleo vegetal. Atualmente, no Brasil, embora seja difícil de encontrar, há biodiesel sendo vendido nos postos na forma de B2, 2% de biodiesel e 98% de Diesel. Qualquer veículo com motor Diesel pode usar o biodiesel.

Eletricidade

O motor elétrico foi o responsável por dar movimento aos primeiros automóveis do século XIX e será um dos principais responsáveis pelo deslocamento dos carros no futuro. A eletricidade não vingou no passado por causa das pesadas e pouco duráveis baterias. Hoje, elas são feitas de lithium-ion, carregam depressa, duram mais e não deixam os carros elétricos na mão.

Motores híbridos

Os carros com motores híbridos combinam os combustíveis fósseis com um (ou com mais de um) propulsor elétrico. As duas fontes podem atuar simultaneamente ou a gasolina pode funcionar apenas como gerador de energia para as baterias.

Dentre os combustíveis alternativos conhecidos, destaca-se o Etanol

O Etanol é um combustível alternativo em grande expansão. Ele é um tipo de álcool feito a partir de plantas, no Brasil é produzido através da cana de açúcar. De acordo com a IEA (Agência Internacional de Energia), o uso do etanol produzido através da cana reduz em média 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.

O gás natural veicular é um combustível alternativo

O Gás Natural é uma mistura de gases como o Metano – CH4 (83 a 99%). Ele é um combustível fóssil, porém é o menos poluente de todos. O gás natural possui vantagens econômicas, ambientais, de segurança e de abundância de recursos.

Energia Solar

O conceito da energia solar para carros já provou que funciona. No ano passado, a Ford desenvolveu painéis solares instalados no teto do veículo, elas acumulam energia suficiente através de um concentrador que alimenta a bateria do veículo.

Os combustíveis alternativos à base de energia nuclear também já são testados

A energia nuclear, se utilizada com segurança, poderá ser um ótimo combustível alternativo. O veículo raramente precisaria ser reabastecido, talvez uma vez a cada três ou cinco anos. Apesar disso, além das questões ambientes, há a preocupação com a segurança, uma vez que a energia nuclear também tem finalidades bélicas.

Hidrogênio

O Hidrogênio é praticamente inesgotável. Ele pode ser usado de duas maneiras: em motores de combustão interna ou convertendo em célula de combustível, funcionando como uma espécie de bateria movida a hidrogênio. Apesar disso, ainda há dificuldades na utilização dos motores a hidrogênio em larga escala. Embora abundante, o hidrogênio é difícil de ser isolado e é um material perigoso de se manusear.

Nitrogênio Líquido

Assim como o hidrogênio, o nitrogênio é um elemento quase inesgotável, mas ainda não existem postos de abastecimento suficientes para a popularização desse tipo de veículo. O motor dos carros movidos a nitrogênio é bem semelhante aos de ar comprimido. Nele, o nitrogênio é aquecido, e consequentemente expandido, ao chegar no motor.

Ar comprimido também é uma opção de combustíveis alternativos

Além de não poluir, o ar sob pressão tem até o poder de purificar o meio ambiente. Os carros de ar comprimido já existentes não se movem apenas com o ar, eles possuem motores elétricos que comprimem esse ar. Por isso, eles também precisam ser carregados, assim como os veículos elétricos, mas a carga demora um tempo bem mais curto.

Outro exemplo de combustível alternativo é o café!

A energia proveniente do café ficou conhecida no Brasil nos anos 40 durante a Segunda Guerra Mundial, quando houve a falta de gasolina. Conhecida como Gasogênio, o uso dos geradores de gás de síntese gera gases semelhantes ao hidrogênio. Além do café, outros resíduos orgânicos também podem gerar energia capaz de movimentar veículos.

Apesar de ainda não ser tão popular e viável economicamente, o combustível alternativo para veículos vem se tornando uma realidade. Novas fontes de energia também estão sendo descobertas pelos cientistas.

Você já conhecia todas essas fontes de energia? Utilizaria um veículo movido a qual delas? E como você cuida da sua segurança e do seu veículo? Deixe seu comentário aqui!

Cotação seguro roubo furto moto