Pesquisar
Pesquisar
Ir para o site
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Pé na estrada: guia indispensável pra sua viagem de carro ser inesquecível

Quebrar a rotina pra respirar novos ares só traz vantagens pro nosso bem-estar, por isso muitas pessoas buscam na viagem de carro uma forma de relaxar. Conhecer novos lugares, fazer amizades, apreciar belas paisagens dão um novo fôlego sempre! Mas, pra que essa experiência seja totalmente proveitosa alguns cuidados precisam ser considerados.

Se você está pronto pra pegar o carro e se aventurar na estrada pra vivenciar tudo isso, saiba que existe uma palavrinha mágica pra tudo correr bem: planejamento!

Acompanhe as dicas que separamos pra você escapar dos perrengues e viajar com carro de um jeito inesquecível.

Não esqueça da revisão na hora de viajar de carro

Seu carro está adequado pra pegar a estrada? Antes de viajar, você precisa fazer uma revisão dos principais componentes pra não correr o risco de passar por algum lugar e não ter uma oficina pra recorrer em casos de imprevisto. Carros seguros para viajar são aqueles preparados! Verifique as condições dos freios, suspensão e rodas, óleo, pneus, estepe e faróis. Se o carro está com a manutenção em dia já é meio caminho andado, mas não custa olhar com mais atenção quando estiver próximo da data da viagem. Se você sabe trocar pneu, não esqueça de levar as ferramentas necessárias.

Liste os gastos mais comuns da viagem de carro

Viagens baratas de carro são sempre pensadas com antecedência. O dinheiro previsto pra gastar na viagem também precisa considerar os custos com o veículo. Além de se planejar para gastar com hospedagem e alimentação (durante a viagem e no próprio destino), calcule também a quantidade aproximada de gasolina que deve consumir, os valores de pedágio por onde vai passar, reserve uma quantia para estacionamento e outra para possíveis imprevistos. Lembre-se: é melhor prevenir do que remediar!

Família viajando de carro precisa fazer o planejamento junta

Se você não vai viajar sozinho de carro, envolva todos os participantes pra que os detalhes da aventura não frustrem ninguém. A dica vale desde a escolha do lugar (pensem em quantas horas de viagem de carro vocês estão dispostos a aguentar) até sobre as atividades que podem fazer no destino. A única recomendação que todo mundo precisa fazer igual é levar o documento na mala!

Leia em nosso blog: Vai viajar? Evite as piores estradas do Brasil.

Viagem de carro com bebê e crianças pode ser tranquila

Se a sua companhia de viagem é uma criança pequena, quanto mais cedo pegar a estrada melhor! Viagem de carro à noite pode atrapalhar o sono da criança e deixá-la indisposta. Planeje paradas a cada duas horas, em média, para idas ao banheiro. Leve lanches e bebidas (principalmente água) que já façam parte da rotina. Se vai viajar de carro com bebê, amamente-o antes de viajar e coloque-o em uma cadeirinha adequada. Brinquedos e dispositivos eletrônicos (como um tablet com o desenho favorito do pequeno) são ótimos para distração. Além dessas dicas para viagem de carro, tem uma que vale pra todo mundo: leve sacolas plásticas para possíveis situações de enjoo.

Dicas para viajar de carro com seu pet

Antes de tudo, vale lembrar que transportar o animal no colo ou solto no veículo é considerado infração média e você pode ser multado. O pet precisa viajar dentro de uma caixa de transporte. Ainda há a opção de usar um cinto de segurança peitoral ou colocá-lo em uma cadeirinha especial. Não esqueça de planejar as paradas pro seu bichinho fazer as necessidades e manter o carro com um clima agradável, com petiscos, brinquedos e temperatura ambiente.

Confira mais dicas sobre viajar com pet em nosso blog!

Roteiro de viagem de carro

Os mais aventureiros podem planejar viagens mais longas, nacionais e até internacionais, passando por paisagens encantadores repletas de praias, serras, cachoeiras, cidades históricas, cerrado e sertão.

A famosa Estrada Real tem mais de 1.600 quilômetros de vias que percorrem antigos caminhos coloniais dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A estrada Rio-Santos é ideal pra quem curte uma viagem cênica, passando por Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ), Ubatuba (SP) e Ilhabela (SP). Vitória do Alto do Caparaó é um trecho entre Espírito Santo e Minas Gerais muito conhecido pela paisagem e agroturismo. Para os apaixonados, a Rota Romântica inclui vilarejos do Rio Grande do Sul e é especialmente charmosa no outono, decorada pelas folhas de plátano. Viaje com seu carro pela Rota das Emoções, que inclui os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, se você gosta de dunas e praias paradisíacas. E se o seu sonho é presenciar o encontro das águas do Rio Negro com Solimões, viaje pela Rota 174, que vai do Amazonas até Roraima.

Pra quem quer ir um pouco mais longe e topa uma viagem longa de carro, Argentina, Chile e Uruguai, são os vizinhos mais escolhidos. A duração da viagem pode chegar a 31 horas e, além das dicas acima, é importante pesquisar a documentação necessária para entrar em cada país.

Nos dois casos, antes de viajar de carro na pandemia informe sobre a situação da cidade para não correr riscos de contágio ou de encontrar lugares fechados!

Viagens para fazer de carro seguras só com seguro!

Ficou fácil se imaginar todo feliz viajando no carro enquanto aprecia a beleza do caminho, certo? Depois de ler todas essas dicas de viagem de carro se você quer que sua viagem seja ainda mais tranquila considere contratar um seguro com assistência 24 horas, na Suhai Seguradora por exemplo você tem a opção de fazer um seguro mais barato com a opção de exclusividade em furto e roubo. Você não paga nada para cotar, faça um teste. Partiu?

Cotação seguro roubo furto carro