Com os problemas atuais de segurança, em especial nas grandes cidades, muitas pessoas e empresa têm optado por carros blindados. Mas, devido ao seu preço elevado, a chance de adquirir um pode parecer distante. Uma ótima escolha nesse cenário é ter um carro blindado usado.
Para ajudar a encontrar a melhor solução de acordo a sua necessidade, preparamos algumas dicas e pontos importantes a serem observados na hora da compra. Confira!
Por que optar por um carro blindado usado?
Há um alto custo envolvendo um blindado, principalmente se for um carro novo. Para quem quer reduzir gastos, um veículo zero somado à despesa de blindá-lo pode extrapolar o orçamento. Pensando nisso, há a opção do carro blindado usado ou seminovo — que não deixa a desejar em desempenho e segurança, dependendo do seu estado de conservação.
Muitos acham que não vale a pena, pois creem que a blindagem pode estar falha, desgastada ou inutilizada depois de algum tempo, mas não é bem assim. Pelo contrário, a blindagem não possui data de validade.
Além disso, é de senso comum a ideia de um carro blindado ser problemático e barulhento, mas tal preconceito vem sendo deixado de lado, pois os blindados são como os outros carros, apenas com quilos a mais (cerca de 200 kg são acrescentados devido à balística).
A questão é avaliar o custo-benefício de comprar um carro usado, seminovo ou novo, para o seu caso em específico.
Quais são os cuidados na hora da compra?
Conhecer a origem do carro
Saber a procedência do carro blindado usado é muito importante para ter uma noção de seu estado atual. Verifique com o proprietário anterior toda a documentação e peça análise profissional sempre que necessário.
Conferir a qualidade da blindadora
Também é preciso checar qual foi a empresa blindadora, avaliando como o serviço foi feito. Isso vai garantir a qualidade da blindagem. Veja se a companhia tem boas referências e segue as normas.
Solicitar o Certificado de Blindagem
Verifique também se há o Certificado de Blindagem, que é emitido pelo exército, descrevendo o que foi instalado no veículo. Essa informação deve constar no documento do carro, pois tal medida se tornou obrigatória para esse tipo de automóvel desde 2008.
Verificar o estado do veículo
Examine o estado atual do veículo, como acabamento interno, funcionalidades, ruídos na cabine e sistema de ar-condicionado — já que carro passará a maior parte do tempo fechado. Dê atenção especial a suspensões e sistema de direção, que normalmente sofrem muito com o peso extra da blindagem. Os vidros também precisam ser bem analisados, uma vez que se tornaram mais pesados, e seu mau funcionamento pode ocasionar futuras dores de cabeça. Preste atenção se alguma das janelas foi reposta sem ser blindada.
Por fim, é indicado que o veículo não tenha mais de três anos de uso, pois pode ser necessária a troca de peças importante ou ajustes de alguns materiais, além de manutenção extra.
Em muitos casos, o comprador pode levar o carro a uma revisão pré-compra, caso o vendedor se sinta confortável — basta um bom diálogo.
Como é a manutenção desses carros?
Periodicamente, faça uma checagem do carro em um local com profissionais especializados em blindagem. Eles são capacitados especificamente para diagnosticar quaisquer problemas e também preveni-los.
De fato, ter um carro seguro para seu uso ou seu negócio pode apresentar uma ótima relação custo-benefício quando é feita a compra correta e são tomados todos os cuidados necessários.
Mas atenção: muitas vezes fazer o seguro de um veículo blindado usado não é uma tarefa fácil. Muitas seguradoras colocam empecilho para aceitar este tipo de veículo, e caso este seja o seu caso, o seguro de Furto e Roubo é uma boa alternativa.
A Suhai Seguradora é exclusiva no seguro de Furto e Roubo e oferece um seguro com até 80% de economia em relação ao seguro completo. O seguro tem cobertura nacional, com assistência 24h e não possui franquia!
Se ainda não tem seguro para seu veículo blindado, procure já um corretor, e faça uma cotação! Caso não tenha corretor, solicite um acessando nosso site: www.suhaiseguradora.com
E então, você acha que vale a pena adquirir um carro blindado usado? Quer tirar alguma dúvida ou tem sugestões? Deixe seu comentário!
Fonte de imagens: http://suhai.sg/2nEEFzn http://suhai.sg/2noeYQQ http://suhai.sg/2mTFDc3 http://suhai.sg/2nAid8G http://suhai.sg/2mTpYty http://suhai.sg/2nEB3gI