Hoje vamos falar de um costume comum para alguns motoristas e é extremamente arriscado: andar com tanque na reserva.
Pode queimar a bomba de combustível
Um dos problemas mais comuns do tanque na reserva é a queima da bomba de combustível. Isso pode ocorrer independentemente do tempo de uso da peça.
Com menos combustível, a bomba pode superaquecer ou queimar. Isso ocorre porque a peça é resfriada pelo próprio combustível e, quanto menor o volume, mais sobrecarregada trabalha.
Entupir filtro e bicos injetores
No tanque do veículo vão se acumulando resíduos sólidos que ficam depositados no fundo do tanque. Com o volume baixo de combustível, eles ficam menos dispersos e podem ser sugados pela bomba.
Ao longo do tempo, isso pode provocar o entupimento do filtro de combustível e também de bicos injetores.
O recomendável é que se reabasteça o automóvel quando o nível de combustível no tanque chegar a 1/4 de sua capacidade.
Veículo pode ser multado
Outro risco de confiar na reserva é que nem sempre a marcação do nível de combustível no painel é exata e o carro pode parar por falta de álcool ou gasolina.
Mas o que muita gente desconhece é que um veículo parado por falta de combustível é passível de multa. A chamada pane seca é considerada infração média, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade é de quatro pontos na carteira, multa de R$ 130,16, além de risco de ter o veículo guinchado.
Dica Importante
O que fazer na hora do imprevisto, como, por exemplo, uma pane mecânica, no seu veículo?
Se você for um segurado Suhai, basta ligar para a Assistência 24 horas. O Seguro Exclusivo de Furto da Suhai Seguradora, além das vantagens que você já conhece como ampla aceitação de qualquer veículo e preço até 80% mais barato que o seguro completo, também oferece aos segurados, Assistência 24 horas em qualquer lugar do Brasil.
A Assistência da Suhai inclui guincho, transporte domiciliar, troca de pneus e serviços de chaveiro. Ainda não fez o seguro do seu carro na Suhai? Então entre em contato com o seu corretor e peça uma cotação.
Se você é um desses motoristas que costumam andar continuamente com o tanque na reserva, agora já sabe dos riscos. Escreva para nós nos comentários abaixo contando suas experiências e tire eventuais dúvidas.