Se você precisa de mais espaço para carregar bagagens e outros objetos em seu veículo, o rack de teto pode ser a solução. Esse equipamento serve para acomodar malas, compras, bicicletas e diversos outros itens com segurança.
Além de ser facilmente instalado e retirado, o rack tem como principal vantagem liberar espaço no interior do carro e no porta-malas, podendo até mesmo evitar acidentes causados por objetos grandes demais que atrapalham a visibilidade do motorista.
Se você quer saber quais são os cuidados com o rack de teto e como utilizá-lo de maneira correta, acompanhe este post e confira as principais informações sobre esse equipamento!
Quais são os principais tipos de rack de teto?
Geralmente fabricados em plástico, os bagageiros de teto fechados — que tem um formato arredondado, parecido com o de uma gota — são os mais comuns. Eles têm proteção contra raios ultravioleta e, por isso, uma vida útil mais longa.
O tamanho do bagageiro fechado varia de acordo com o tipo indicado para cada modelo de carro, mas os mais utilizados são os acessórios com até 310 litros, ou seja, 40 kg de carga.
Outra opção é o rack de teto aberto, modelo gradeado que serve para levar objetos com grandes dimensões e formatos, como escadas, pranchas, bicicletas, caiaques etc.
Nesse caso, os objetos são amarrados no rack e não correm o risco de se soltarem. A desvantagem está no fato de que a carga ficará exposta à poeira e umidade.
Outra opção é a carretinha para carros, uma ótima ideia para quem precisa carregar mais objetos no veículo, pois conta com uma capacidade maior do que a do rack de teto. No entanto, esse equipamento demanda diversos procedimentos a mais, como documentação no Detran.
Quais são os cuidados com a resistência aerodinâmica do carro?
Ao adquirir um rack de teto, você deve ter em mente que a estabilidade de seu carro ficará comprometida, pois todos os objetos transportados do lado de fora do automóvel pode comprometer a aerodinâmica dele. Por isso, tenha cuidado ao realizar manobras bruscas e lembre-se centralizar a carga de forma equilibrada.
Outro ponto importante está na relação entre a carga sobre o teto e o aumento do consumo de combustível. Como um peso maior aumenta a resistência do automóvel ao ar, isso afeta seu comportamento e, quanto mais itens transportados, maiores serão seus gastos.
Qual é a medida certa?
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), toda carga transportada sobre o teto do carro não pode ultrapassar 50 cm de altura. No entanto, essa regra não se aplica ao transporte de bicicletas, já que, muitas vezes, elas ultrapassam a altura limite.
Para conferir quais são as medidas certas do bagageiro ou rack de teto em relação às medidas do carro, basta consultar o manual do veículo. No documento você pode conferir a carga máxima permitida para ele, tanto no interior quanto no bagageiro.
Como você viu até aqui, existem diversos modelos de bagageiro e rack de teto disponíveis no mercado. Na hora de escolher a melhor opção para você, tudo depende da sua necessidade e do tipo de carga que será transportada — só não se esqueça de tomar os cuidados necessários e deixar todos os objetos bem fixados para não correr riscos durante a viagem.
Essas informações foram úteis para você? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdo como esse diretamente na sua caixa de e-mails!