Atualmente, grande parte das mulheres dirige e elas não precisam deixar de fazê-lo quando engravidam. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para que haja segurança e proteção tanto para a mamãe quanto para o bebê. Dirigir de modo imprudente pode acarretar problemas e sérias consequências. Tomadas as devidas precauções, as gestantes podem dirigir até o último mês de gravidez, exceto nas gestações de risco.
O que diz o Código de Trânsito
Até 1997, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) recomendava que as grávidas dirigissem veículos somente até o 5º mês de gestação. A alegação era que, com a gravidez, os reflexos da mulher ficavam mais lentos e os movimentos do bebê poderiam desviar a atenção das gestantes, aumentando os riscos de acidentes no trânsito.
O atual CTB não faz nenhuma restrição às grávidas. No entanto, solicita cautela e consciência à direção, especialmente nos três primeiros meses, por conta das tonturas e enjoos, que são mais frequentes neste período.
O que dizem os especialistas
As gestantes que não têm nenhum problema de saúde podem dirigir até o 9º mês. Porém, os especialistas alertam que a ação fica mais difícil após o 7º mês, quando a barriga está maior e as pernas e pés ficam mais inchados. Já no 9º mês é interessante avaliar se há mesmo necessidade de dirigir.
Recomenda-se que grávidas de gêmeos ou mais bebês, com pressão alta, sangramento ou ruptura da bolsa d’água, descolamento de placenta ou tomando remédios que causem sonolência, entre outros, deixem de dirigir. Durante a gestação, o melhor a fazer é conversar com o obstetra que faz o pré-natal, pois o profissional pode dar uma melhor orientação caso a caso.
Ajustando o cinto de segurança
As gestantes podem ficar tranquilas quanto ao uso do cinto de segurança. Ele não vai apertar nem sufocar o bebê, independente do mês de gestação. Só é preciso usá-lo da forma correta: a faixa diagonal deve ficar posicionada entre os seios, passando pela lateral da barriga e a faixa abdominal deve ser colocada bem abaixo do ventre. Caso a gestante esteja no banco traseiro do automóvel, deve utilizar o assento que tenha cinto de segurança de três pontos.
Tempo ao volante e velocidade merecem atenção
Quanto mais tempo uma gestante passa dirigindo, maior a chance de inchaço nos membros inferiores, estresse e dor na região lombar, tão típica neste período. Desta maneira, quanto menos tempo à frente do volante, melhor. Caso sinta tontura, dor, enjoo ou qualquer outro desconforto, o ideal é estacionar o veículo em lugar seguro e esperar a sensação passar ou buscar ajuda.
A velocidade do automóvel é outro fator ao qual as gestantes devem prestar atenção. Dirigir em baixa velocidade é importante para evitar freadas bruscas ou colisões, uma vez que estas podem provocar lesões, hemorragias, parto prematuro ou mesmo a perda do bebê. Caso haja colisão, o veículo ter airbag proporciona mais segurança no amortecimento de um impacto na barriga.
Dirigindo confortavelmente
As grávidas precisam estar confortáveis ao dirigir. Para tanto, devem usar roupas aconchegantes, que garantam boa flexibilidade corporal. Tecidos mais leves e vestimentas mais largas são ótimas opções. As costas devem estar totalmente apoiadas no encosto do banco. O tórax deve estar 25 centímetros distante do volante, no mínimo.
Os sapatos devem estar bem firmes nos pés para que haja segurança no manejo dos pedais. Por conta do inchaço, é preciso escolher modelos que não machuquem os pés, mas que não fiquem folgados. O assento deve estar posicionado de maneira que os pés alcancem os pedais facilmente.
Motivos para contratar o seguro Suhai
Ter o carro segurado proporciona ainda mais tranquilidade às grávidas durante a gestação, pois numa situação de furto ou roubo, a gestante não deve ficar nervosa. Só com uma proteção segura sua tranquilidade ficará garantida. A Suhai oferece os melhores preço e planos de acordo com o perfil do segurado e faz o seguro para qualquer tipo de veículo, seja para homens ou mulheres, jovens ou idosos, gestantes ou não.
A Suhai conta ainda com assistência 24 horas para as situações de emergência com cobertura em todo o país. Procure já um corretor e faça sua cotação!
Você está grávida ou conhece alguém que está? Sabia que as gestantes podem dirigir durante os nove meses? Comente o que achou desta matéria: queremos te ouvir!