Bem conhecidos graças à uma famosa franquia de filmes de ação, os carros tunados são o objeto de paixão de alguns colecionadores e admiradores. Os motoristas sempre gostam de personalizar seu carro do jeito que mais lhe agrada, por isso, existe uma grande variedade de carros tunados, modificados e personalizados.
Mas existem algumas leis e regras a obedecer quando se fala de personalização e tunning de carros. Você sabe quais são elas?
Carro rebaixado
Publicada pelo Contran, a Resolução 479/2014 prevê que a altura mínima mais próxima do chão para o rebaixamento é de 10 centímetros. A suspensão do carro pode ser fixa ou regulável também.
As rodas e pneus do carro não podem tocar em nenhuma parte do carro quando realizado o teste de esterçamento, bem como os aros da roda.
Pneus customizados
Para trocar os pneus, é sempre importante se atentar à Resolução nº 292/2008, que proíbe que os pneus e rodas passem do limite externo dos pára-lamas.
Mas e o farol?
Desde 2011, o farol de xenon foi proibido e não pode mais ser legalizado, segundo a Resolução 384, que diz que somente carros que vierem com o farol de xenon de fábrica podem mantê-lo.
Faróis de led e faróis super brancos ainda são permitidos e podem ser alterados no carro.
Mas fique de olho, por que essas mudanças só poderão ser realizadas até o dia 1 de janeiro de 2021, a partir daí, toda mudança no sistema de faróis e iluminação do veículo não será permitida.
Quer saber mais sobre faróis? Não deixe de conferir este texto em nosso blog.
Pintura do carro
Se seu sonho é fazer uma pintura ultra-personalizada,fique atento para não acabar levando uma multa. Você pode modificar o tingimento do seu carro em até 50% e andar na lei, mas caso a customização ultrapasse essa porcentagem, é necessário pedir a autorização do Detran.
Motores alterados
Talvez você também queira modificar a potência do motor do seu veículo, mas saiba que é permitido aumentá-la em apenas 10%. Caso você queira um carro com a potência maior do que o limite permitido para o seu, o ideal é adquirir um que tenha essa potência de fábrica.
Alguns dos outros itens e partes do carro também podem ser modificadas, o que inclui os vidros, som automotivo e estofamento. Para todos esses casos existe regulamentação específica – ou seja não basta apenas ir lá e realizar as mudanças por conta própria. Para rodar tranquilo e na lei, é necessário que todas as modificações passem por um processo para regularização no Detran.
Segurança e tranquilidade de portas abertas
As modificações feitas nos carros refletem a personalidade do dono. Mas às vezes ele encontra dificuldade em achar um seguro que aceite seu carro tunado.
Na Suhai Seguradora isso não é problema. Contamos com uma ampla aceitação e seu veículo personalizado pode contar com um bom seguro que cabe no seu bolso. Oferecemos custo até 80% menor que um seguro completo e ainda assistência técnica 24 horas em todo Brasil. Fale com seu corretor de confiança ou solicite a cotação em nosso site.