A primeira coisa que você precisa é pesquisar. Isso vai dar uma boa ideia do preço médio da moto que você quer. Desconfie de valores muito altos ou muito baixos.
Na pesquisa, você decide se a moto vai ser nova ou usada. É claro que as 0Km são o sonho de todo motociclista. Só que elas perdem valor assim que saem da concessionária. Motos seminovas podem ser os melhores negócios, mas são difíceis de encontrar. A maioria das motos usadas à venda tem um ou mais anos de uso. Por isso, exigem mais atenção.
Escolher entre comprar numa loja ou de um vendedor particular também é importante. Motos de anúncio geralmente tem preços melhores, mas as surpresas são mais comuns. Apesar de preços mais salgados, as lojas dão garantia contra problemas futuros.
Como avaliar uma moto na hora de comprar?
A dica é ficar de olho em marcas de queda e tentar entender o tamanho dos tombos que a moto sofreu. Compare os trincados e amassados com o tempo de uso.
Procure por ferrugem e cheque o estado de conservação da corrente, coroa, pinhão, parte elétrica, pneus, pedaleiras, manoplas e manetes. Não confie somente no hodômetro. Uma moto pouco “rodada” não significa que está conservada.
Veja se a numeração do chassi bate com a da documentação e se a placa tem lacre. Procure também por sinais de desmontagem no motor e soldagem no cárter. Atenção com adulterações.
Gire a chave para conferir o funcionamento do painel. Ligue a moto com o motor frio e procure barulhos, vazamentos, cheiros. Fumaça excessiva no escapamento, principalmente se for azulada e aumentar com a aceleração, pode significar queima de óleo. Essa é uma das piores notícias para o comprador. O motor deve estar no final da vida útil e reserva grandes problemas. Melhor não arriscar.
Leve a moto para um test-drive, vendo sua estabilidade, suspensão, troca de marchas, freios. Acelerador ou embreagem muito duros podem indicar necessidade de conserto. No final, peça o manual do proprietário com os carimbos de revisões realizadas.
Se você não entende muito de moto, chame uma pessoa com experiência para acompanhar essa vistoria. Mesmo que você seja um especialista, é sempre bom ter um mecânico de confiança junto.
Fuja de golpes em vendas de motos usadas.
O histórico da moto pode ser consultado no site do Detran do estado dela. Você vai precisar do número do Renavam e da placa. Informações sobre proprietário, endereço, multas, dívidas e alienação são importantes antes de fechar negócio. Se a moto for financiada, veja quem vai ficar com o restante das parcelas. Confirme também se o IPVA e o DPVAT estão pagos.
Para evitar qualquer problema, baixe o aplicativo Sinesp Cidadão e verifique se a moto que você vai comprar está em situação de roubo ou furto.
Documentos necessários para comprar uma moto usada.
Para oficializar a venda, são necessários os seguintes documentos:
– CNH (carteira de motorista)
– Comprovante de residência
– CRV (documento de transferência)
– CRLV (licenciamento anual)
– Inspeção Veicular Obrigatória
Caso algum documento esteja rasurado, o proprietário deve providenciar a segunda via. Após o CRV ser preenchido com as informações e assinado pelas duas partes, ele deve ser reconhecido em cartório.
Como fazer transferência de moto para meu nome?
A transferência é a última parte da compra. Você precisa comparecer ao Detran com:
– RG
– CPF
– Comprovante de residência
– CRV reconhecido em cartório
– CRLV
– Formulários do Renavam
– Comprovantes de pagamento de taxas, impostos e multas
Você tem 30 dias para realizar a transferência da moto para seu nome. Se não fizer nesse prazo, comete infração grave, com multa e perda de pontos na CNH. Além disso, o antigo proprietário pode solicitar bloqueio administrativo e a moto é recolhida na próxima blitz.
Três dicas importantes, para não se esquecer: sempre exija a nota fiscal da compra, o termo de garantia (no for numa loja de motos usadas) e nunca compre moto de terceiros.
Seguro de roubo e furto para motos.
Depois de realizar seu sonho, pilotar por aí sem proteção não parece uma boa ideia. Você pode colocar tudo a perder. A Suhai é a maior seguradora de motos do país. Aqui, você coloca seguro de roubo e furto em motos usadas de todas as marcas, modelos ou ano de fabricação. Trabalhamos com ampla aceitação de veículos. Fale com seu corretor ou acesse suhaiseguradora.com/seguro-moto