O índice de motos roubadas aumenta a cada ano no Brasil, especialmente nas grandes capitais. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a média é de 35 ocorrências desse tipo de crime por dia.
Este dado faz parte de um levantamento realizado pela Fundação Álvares Penteado com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com o estudo, foram roubadas 9.500 motos em todo estado no primeiro trimestre deste ano, uma média de 106 por dia.
Esses crimes, em sua maioria, servem para alimentar o comércio clandestino de peças usadas e abastecer desmanches.
Como evitar o roubo de motos
- Atenção ao estacionar
Preste atenção no local onde deixa sua moto estacionada. Evite ruas desertas e lugares com fácil acesso às grandes avenidas, pois estes locais podem facilitar a fuga de bandidos. Escolha um lugar movimentado e, de preferência, perto de algum comércio ou portaria de prédio.
- Atenção nos horários de alto risco
Preste atenção nos horários. Quanto mais tarde, menor a chance de ter movimento nas ruas. Evite transitar por lugares ermos no período da noite. Como diz o ditado, “a ocasião faz o ladrão”.
- Cuidado na hora de escolher uma moto usada para comprar
Parece besteira, mas essa também é uma forma de prevenção. Quando você compra uma moto roubada, está contribuindo com o crime e prejudicando a vida de alguém ou até mesmo a sua, futuramente. Por isso, confira sempre os documentos e a origem da moto, quando ela for usada.
- Faça um seguro que caiba no seu bolso – e não caia em ciladas
Quando dirigimos com prudência e cautela, conseguimos evitar, quase que sempre, uma colisão. Mas e o roubo ou furto? Esses são imprevisíveis e fogem do nosso controle. É claro que ninguém compra um veículo pensando que será roubado ou furtado, mas muitas pessoas esquecem da importância em se fazer um seguro, ou muitas vezes, não conseguem fazer o seguro, seja por falta de aceitação ou preço alto.
Por isso, na hora de pensar em seguro para a sua moto, se o preço do seguro completo não couber no seu bolso, cote o seguro da Suhai Seguradora. O seguro exclusivo de Furto e Roubo tem preços até 80% mais baratos que o seguro completo, assistência 24h e aceitação para qualquer marca, modelo e ano de moto.
Com a Suhai Seguradora você garante a proteção da sua moto, sem dor de cabeça, e sem riscos de cair na armadilha do seguro pirata, que promete proteger sua moto, por um preço até atrativo, mas na realidade não tem regularização SUSEP!
E então, gostou das nossas dicas? Acha que elas podem contribuir para a queda no número de motos roubadas? Escreva para nós nos comentários abaixo!