Pular para o conteúdo principal

Comprar a primeira moto ou até mesmo tirar a carteira de habilitação para a categoria é uma grande conquista. São longas horas de aulas e algum tempo juntando dinheiro para atingir esse objetivo. Se chegou até aqui, parabéns! 

Agora que você está prontinho pra ganhar as ruas, atenção: existem algumas dicas que vão garantir que seu novo momento seja mais de liberdade do que de preocupações. Veja:

Dicas para andar de moto

1. Moto iniciante atenção! Use os equipamentos de segurança

Simplesmente não dá para pilotar sem capacete. Se você procura aprender andar de moto passo a passo, esse é o primeiro ponto. Além de obrigatório por lei, é ele que irá garantir sua segurança física em caso de acidentes. Jaqueta, calça, luvas e botas são bons opcionais para reforçar a proteção, mas precisam ser confortáveis.

2. Uma das dicas para andar de moto é acertar a postura

Mantenha a posição que lhe parecer mais natural e tente formar um conjunto com a moto. Sinta o tanque entre as pernas, sem pressioná-lo, e segure o guidão com firmeza, sem enrijecer os braços.

3. Pratique sem medo

Há quem procura por dicas para aprender a pilotar moto, pois ao sair da motoescola nem sempre estamos 100% preparados para encarar as ruas. E tudo bem! Para adquirir experiência, escolha dias e locais de baixo movimento e pratique. Dessa forma você ganha confiança

4. Aprenda a usar os freios

Procure uma área bem livre, com bom asfalto e totalmente sem movimento (como um pátio de estacionamento vazio) para experimentar e treinar as frenagens em baixa velocidade. Alterne os freios traseiro e dianteiro até se familiarizar com eles. 

5. Uma das principais dicas para aprender andar de moto é: não fique nervoso

Erros acontecem com quem está começando. Não deixe que buzinadas e xingamentos no trânsito tirem sua estabilidade. Apenas foque em não repetir a mesma falha. 

6. Sinalize

Sinalizar não é acelerar entre duas fileiras de carros com o dedo irritantemente na buzina — embora isso também funcione. Use o pisca (seta) para tudo: uma simples mudança de faixa, uma conversão, entrar em outra rua, estacionar… E tão importante quanto, não esqueça de desligar o pisca, que na maioria das motos não desarma automaticamente como nos carros.

7. Preocupe-se em ser visto

Use roupas chamativas e/ou acessórios refletivos, verifique sempre a situação das lâmpadas (do pisca, da lanterna e do farol) e evite ficar no ponto cego dos carros, oblíquo à lateral traseira — onde o motorista não o verá nem pelos retrovisores, nem pela janela do passageiro. Uma das boas dicas para aprender a andar de moto é ficar num ponto em que você vê os olhos do condutor.

8. Entre as dicas de pilotagem de moto para iniciantes, não podemos esquecer: preste atenção no caminho

Evite ficar atrás de carros com vidros escuros ou de veículos fechados que não dão visão da pista adiante. Nas vias expressas, mantenha uma distância segura do veículo à frente. Em caso de chuva, siga a trilha aberta por outros pneus, fazendo o percurso mais seco e visível. Aliás, esteja sempre atento às condições da pista e ao tipo de pavimento em que se trafega, mas não se concentre em observar chão: a regra de condução não é ficar olhando para onde você está, mas para onde quer ir.

9. Faça os cálculos

É muito bom ter liberdade na hora de ir e vir. Mas é ainda mais incrível não estourar o orçamento. Calcule quanto você gastará de gasolina por mês com seu novo meio de transporte. Ter uma média evitará sustos na hora de conferir o extrato do banco.

10. Proteja sua moto

Dentre as dicas para motociclistas iniciantes, a recomendação que não pode faltar: faça o seguro de furto e roubo da sua moto. Tenha em mente que é um investimento para preservar seu patrimônio. A Suhai Seguradora é a maior especialista do mercado porque oferece mais segurança e tem ampla aceitação. Na Suhai a sua moto é bem-vinda, independente de ano, marca ou modelo. Nossos preços são até 80% mais baratos do que o seguro completo e você conta com assistência 24 horas e cobertura nacional. Solicite uma cotação personalizada com seu corretor ou no site 

 

Deixe uma Resposta