Pesquisar
Pesquisar
Ir para o site
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Seu carro também está de quarentena? Confira as dicas para cuidar do carro parado sem uso

Enquanto estamos em casa cuidando da nossa saúde e tentando conter o aumento de casos de COVID-19, como será que anda a saúde do nosso carro? Quanto tempo será que pode ficar com o carro parado na garagem? Essa é uma dúvida pertinente, afinal, sem os cuidados necessários, seu carro pode sofrer uma série de problemas pela falta de uso.

Então, preparamos algumas dicas de cuidados com seu carro para você seguir antes, durante e depois da quarentena ou de quando precisar deixar seu carro sem uso.

Quanto tempo um veículo pode ficar parado?

Para começarmos, existe uma dúvida básica: o carro muito tempo parado pode dar problema? Na maioria dos casos, os sistemas do carro, como motor, transmissão e bateria suportam até 15 dias sem funcionamento.

O que fazer antes de deixar o veículo parado muito tempo

Não se esqueça da limpeza, mesmo com o carro parado

Antes de deixar seu carro parado na garagem é necessário fazer uma limpeza tanto no interior quanto no exterior dele. De dentro do carro, retire lixos e restos de comida. Eles podem causar mau cheiro e será difícil remover depois de um tempo. Pelo lado de fora, o carro precisa ser lavado, para tirar qualquer tipo de resíduo. Se a sua garagem for aberta e você for usar uma capa de proteção, tenha cuidado, pois ela pode se tornar uma estufa e, pela temperatura gerada, pode prejudicar a pintura ou acelerar o processo de corrosão de algumas partes do carro.

De olho no abastecimento

Pode parecer estranho abastecer o carro para ele ficar parado na garagem, mas o abastecimento tem um papel importante. Os combustíveis suportam de 2 a 3 meses no tanque, sem prejudicar o sistema de injeção ou ignição. Mas, se o carro for ficar parado por mais tempo, é preciso abastecê-lo com combustíveis de alta octanagem, que são oferecidos por algumas redes.

Atenção à bateria de um carro parado muito tempo

Desligar a bateria do carro é importante, mas, atenção, é preciso desligar os DOIS polos (positivo e negativo), não apenas um, pois sistemas como alarmes e rastreadores consomem bateria mesmo com o carro desligado.

Fique atento aos pneus

Com o passar do tempo os pneus esvaziam, principalmente com o carro parado. Aproveite e calibre os pneus, sempre seguindo a pressão máxima indicada no manual do carro; ultrapassá-la pode danificar os pneus.

Confira também em nosso blog: dicas de como calcular desgaste de veículo por km quadrado.

Veículo muito tempo parado: o que fazer durante o período?

Carro parado estraga, então dê partida

Uma boa forma de cuidar do seu carro, e ainda aliviar um pouco o tédio, é a cada cinco dias visitá-lo, religar a bateria e dar a partida. Para o motor atingir a temperatura de funcionamento e de lubrificação, é preciso aguardar cerca de 30 minutos. Atenção, não acelere o carro, deixe-o em marcha lenta. Caso sua garagem seja fechada, coloque ao menos a parte de trás do carro para fora, evitando sua intoxicação, que é considerada fatal.

Câmbio

Engate todas as marchas se o seu carro tiver o câmbio manual. Caso seja automático, coloque em todas as posições e ande para frente e para trás. Se você conseguir, ande um pouco com o carro dentro da garagem do prédio. Isso ajuda a lubrificar os rolamentos das rodas e homocinéticas, evitando futuros ruídos.

Ar-condicionado

Ligar o ar-condicionado é importante para a lubrificação do compressor, embreagem do compressor, mangueiras e tubulações. Na hora da partida, não deixe o ar-condicionado ligado, espere os primeiros minutos. Com o ar ligado, a temperatura ideal do motor demora mais para ser atingida.

Não deixe de ler: veja como economizar combustível do veículo.

O que fazer após ficar com o carro parado na garagem

Com o carro parado por muito tempo, você precisará checar o nível de óleo

Por causa do tempo do carro parado na garagem, é preciso conferir o nível de óleo. Aproveite também e verifique o prazo de troca, algumas marcas estão estendendo os prazos devido à quarentena.

Visite um Posto

É hora de abastecer o carro com um combustível novo e aproveite para calibrar os pneus para a pressão de uso. Caso não saiba verificar o óleo, esta é uma boa oportunidade para fazer isso. Peça ajuda a um frentista. Aproveite e lave o carro para tirar qualquer tipo de resíduo.

Carro parado há muito tempo pode dar problema na bateria

Caso você tenha ligado o carro para ir até o posto, mas ele deu o clássico sinal de que bateria morreu, não force. Se ela for nova, voltará ao estado normal com a recarga do motor. Diversas marcas de baterias estão oferecendo socorro em casa. Se ela for antiga, você pode fazer a famosa “chupeta”, transferindo energia de outra bateria para a sua, mas, atenção, ligue os polos positivos e negativos corretamente.

Essas são apenas algumas dicas. Esperamos que elas possam ajudar você a cuidar não só da sua saúde, mas também da do seu carro sempre que precisar deixá-lo parado. E para a segurança na estrada, não se esqueça, faça uma cotação na Suhai Seguradora.