A cotação de seguro é um momento importante para todos os motoristas. Afinal, carros, motos e caminhões são patrimônios valiosos e que estão sujeitos aos mais diferentes imprevistos, sejam eles roubos, furtos ou acidentes.
Para tornar a sua escolha mais fácil ao contratar um serviço, selecionamos algumas dicas que os condutores devem levar em conta para fazer o melhor negócio. Veja a seguir!
Pesquise por diferentes Seguradoras e Corretoras
No Brasil, há pelo menos 119 seguradoras cadastradas na Superintendência de Seguros Privados (Susep) e mais de 100 mil corretores.. Só esse número dá uma dimensão da quantidade de opções disponíveis aos consumidores.
Por isso, ao fazer a cotação de seguro para o seu carro ou moto, pesquise o que há no mercado e compare os preços para cada cobertura oferecida.
Entenda seu perfil e suas necessidades
O valor das apólices varia de acordo com o perfil e as necessidades do usuário. A idade, o valor do veículo e a cidade em que vive são alguns dos fatores que influenciam no preço, seja para mais ou para menos.
O mesmo deve ser considerado nos tipos de cobertura. Se você é uma pessoa cautelosa e usa o carro ou a moto apenas para ir ao trabalho, uma opção que cubra danos causados ao seu veículo pode ser o suficiente. Já quem vive em uma cidade grande e usa o automóvel com mais frequência deve pensar em fazer um seguro a terceiros.
Compare as coberturas
Como dissemos no item anterior, existem diferentes coberturas que impactam no valor final da cotação.
Enquanto algumas delas protegem os carros e motos apenas contra incêndios e roubos, outras dão mais segurança ao condutor, ao prever danos causados por terceiros e até por enchentes.
Coloque todas essas questões na ponta do lápis e avalie qual delas está mais adequada a você.
Conheça as diferenças das franquias
Outro ponto que deve ser considerado são as franquias. Elas são os valores mínimos que devem ser pagos para as prestadoras de serviços quando o automóvel é acometido por algum sinistro.
Via de regra, quanto menos dinheiro for preciso para pagar o conserto, maior será o custo do seguro. Portanto, o motorista deve pesar esses dois pontos e encontrar um meio-termo que melhor atenda às suas necessidades.
Fale a verdade na cotação de seguro
Ao avaliar as opções de seguros, o usuário deve sempre dar as informações corretas para as empresas.
Caso minta para garantir preços menores, os motoristas perderão o direito aos serviços contratados. Vale lembrar que as seguradoras possuem rotinas de averiguação constante que podem descobrir a fraude.
Confira se a seguradora é credenciada
Para que possam operar no Brasil, todas as seguradoras precisam ser credenciadas pela Susep. A superintendência é responsável pela fiscalização das empresas e dá proteção aos consumidores. Para saber se a empresa não é “pirata” e está dentro da legalidade, faça uma pesquisa no site da entidade.
Ao se decidir pela melhor empresa, leia o contrato com atenção e verifique se está de acordo com o que precisa. Se possuir bônus de seguros anteriores, aproveite para migrá-los e conseguir descontos com a nova prestadora de serviços.
Dica de Economia
Se você dirige ou pilota seu veículo com prudência e respeita as leis de trânsito, as chances de sofrer um colisão minimizam significativamente. Assim sendo, caso a opção de um seguro completo fique inviável para seu bolso, a dica de economia que lhe damos é contratar o seguro de Furto e Roubo + Assistência 24h. Esta cobertura, apesar de reduzida, é bastante interessante, pois protege seu patrimônio, não tem franquia e ainda pode custar até 80% mais barata que o seguro completo.
A Suhai é uma das seguradoras que oferece esta cobertura com “exclusividade” no mercado. Se deseja obter uma cotação, procure seu corretor ou solicite um no site da Cia. www.sihaiseguradora.com
E você, já fez uma cotação de seguro? Como foi? Deixe o seu comentário e compartilhe sua experiência!
Fonte de imagens: http://suhai.sg/2oe2iPT http://suhai.sg/2nI9U9l http://suhai.sg/2oJ3YS4 http://suhai.sg/2nI49bP http://suhai.sg/2p61OIT http://suhai.sg/2dx8X0x http://suhai.sg/2oJeFUB