Você conhece todos os tipos de farol que seu carro pode ter, em quais situações usar cada um deles e com qual tipo de lâmpada eles podem ser equipados? Nesse artigo, vamos te explicar tudo isso.
Os diferentes tipos de faróis ajudam a melhorar a visibilidade do motorista no trânsito, bem como dos pedestres e ciclistas, para evitar acidentes. Em cada situação, um tipo de farol e lâmpada é utilizada, tudo com base na Resolução 227 do CONTRAN. É importante conhecer os diferentes tipos de faróis e lâmpadas disponíveis no mercado para que você possa decidir o melhor para o seu carro.
Quais são os tipos de faróis?
Antigamente, quando as carruagens estavam saindo de cena para dar lugar aos primeiros carros, o farol utilizava velas e lanternas à base de querosene e parafina. Com o tempo e a evolução da tecnologia, atualmente, os carros podem ter até três tipos principais de faróis: convencional, de neblina e de milha.
Farol Convencional
Ele é a principal fonte de iluminação do veículo e normalmente possui três níveis de luminosidade – lanterna, farol baixo e farol alto. O farol convencional pode ser equipado com diferentes tipos de lâmpadas, sendo a mais comumente utilizada a halógena.
Lanterna: as luzes da lanterna se acendem automaticamente quando em lugares de baixa luminosidade.
Luz Baixa: essa luz é a que utilizamos normalmente para trafegar durante a noite, passar por túneis ou mesmo em rodovias no período diurno, conforme a nova legislação. Ela é um meio termo entre lanterna e luz alta, já que ilumina alguns metros à frente e é menos intensa do que a luz alta.
Luz Alta: por lei, sua utilização é permitida apenas em vias sem iluminação, exceto quando cruzar com outro veículo, ou para alertar o motorista da frente sobre eventual ultrapassagem ou sobre a existência de risco na via para os veículos que circulam.
Farol de Neblina
O próprio nome já indica sua utilização: em casos de neblina, nevoeiro ou até mesmo tempestades. Ele serve para ajudar o motorista a enxergar a pista logo à frente do veículo, ponto de visibilidade que fica comprometido por esses eventos climáticos. É importante ressaltar que o farol de neblina não substitui o farol de luz baixa, que deve permanecer sempre aceso. Como complemento ao jogo de faróis principal, o farol de neblina neste caso ainda favorece a visibilidade do veículo para outros condutore.
Farol de Milha
Esse tipo de farol é um acessório adicional, porque não costuma vir instalado de fábrica no veículo. Eles complementam a função do farol de luz alta, com um foco longo e direcional para permitir a visualização de obstáculos a uma distância maior do que a dos faróis convencionais. Sua instalação depende de especificações da Resolução da CONTRAN, obedecendo as exigências quanto à lâmpadas e temperaturas, entre outras. Seu uso deve ser restrito a estradas e vias sem iluminação pública, ou seja, em situações em que a visibilidade noturna seja prejudicada pela falta de outras fontes de luz.
Quais são os tipos de lâmpadas para esses faróis?
- Halógena
Essa é a lâmpada mais comumente usada pelos carros hoje em dia. Tem um baixo custo e gera menos ofuscação na visão do motorista que transita na direção contrária. Como a lâmpada halógena funciona por meio de gases que se acendem quando filamentos são aquecidos por uma corrente elétrica, elas consomem bastante energia do carro.
- LED
Essa lâmpada tem uma durabilidade maior que a halógena porque não utiliza filamento como fonte de energia, e sim elétrons do seu próprio interior. Por outro lado, ela tem um alto custo, o que impede, ainda, incluída como ítem de fábrica pelas montadoras. Se o motorista quiser, é possível fazer a troca de lâmpada halógena em um veículo para uma LED, mas é necessária toda uma revisão no Detran e alguns ajustes no carro.
- Xênon
É um tipo de lâmpada halógena, mas utiliza outro tipo de gás para seu funcionamento. Tem uma maior durabilidade que as lâmpadas halógenas normais, e pode ter colorações diferentes, como violeta, branca e azul. Os veículos equipados com esse tipo de lâmpada normalmente são os mais caros na indústria, e seguem uma resolução do CONTRAN para sua utilização.
Seguro também é vital o seu veículo
Assim como o farol é um equipamento muito importante para a segurança do seu veículo, outro item indispensável é um seguro de confiança.
A Suhai Seguradora aceita motos, carros e caminhões de qualquer marca, modelo e ano, inclusive os mais antigos e especiais. Com o nosso produto, você tem assistência 24 horas em todo o Brasil com um valor até 80% mais barato que um seguro completo.
Fale com seu corretor, caso não tenha um, acesse nosso site https://suhaiseguradora.com e solicite uma cotação.