Com a violência atingindo índices cada vez maiores, as pessoas têm procurado formas de se protegerem dos perigos das cidades brasileiras. E uma dessas maneiras é providenciando a blindagem do veículo. Mas você sabe quanto custa a manutenção e seguro de carros blindados?
Esses aspectos precisam entrar na conta para realizar o serviço se você estiver pensando em blindar o seu veículo. Caso contrário, você pode investir uma grande quantia de dinheiro para proteger o seu carro, mas acabará não tendo recursos para mantê-lo. Ficou interessado? Continue a leitura e saiba mais!
Manutenção bem mais cara
Existem diversas gradações de blindagem mas, em geral, os equipamentos acabam acrescentando cerca de 200 kg no peso total do veículo.
Isso traz consequências no desempenho, estabilidade e consumo do carro, além de fazer com que os custos com manutenção subam bastante.
O primeiro aspecto a ser considerado é a duração dos pneus. Bem cuidado, em um veículo sem blindagem, um jogo pode durar até 50 mil km. No caso de um carro blindado, a borracha dificilmente aguenta 30 mil km, devido ao peso extra.
A suspensão também sofre um desgaste prematuro e você pode precisar trocar os amortecedores com mais frequência.
O peso extra nos vidros também faz com que o motor responsável por levanta-los e abaixa-los apresente problemas. Algumas empresas de blindagem realizam a troca do mecanismo por outro com mais potência, para suportar a maior carga.
Em geral, a primeira revisão de um carro blindado deve ser feita 60 dias após o término do serviço. As revisões subsequentes devem ser realizadas a cada 6 meses.
Reflexos no seguro
Como você já deve estar imaginando, todo esse investimento e a necessidade de manutenções constantes acabam refletindo no preço dos seguros.
Uma intervenção para reparos em um carro blindado pode custar quase 50% a mais do que em um veículo convencional. Por isso, as seguradoras precisam garantir que terão este valor disponível caso você precise dos serviços.
O procedimento para realizar um seguro para carros blindados também é um pouco diferente. A seguradora exige o envio da nota fiscal do serviço de blindagem, para que possa verificar o preço e a data do serviço. Também é necessário fazer uma vistoria especial, inclusive para carros 0 km.
Outra exigência é a autorização do exército para o funcionamento da empresa de blindagem. Com isso, a seguradora consegue aferir a procedência do serviço e a garantia que foi dada pelas peças utilizadas.
Portanto, se você for adquirir um veículo usado, já blindado, verifique se o serviço foi feito dentro dessas especificações. Caso vá providenciar a blindagem depois de adquiri-lo, verifique com a sua seguradora quais são as exigências dela.
Uma informação importante é que nem todas as seguradoras aceitam fazer seguro de carros blindados. A razão é o alto preço das apólices.
Dica: A Suhai Seguradora aceita fazer seguro de Furto e Roubo para veículos blindados (cobertura casco), de qualquer marca, ano e modelo, sem franquia, e por um preço até 80% menor que o seguro completo.
Se deseja fazer uma cotação da Suhai sem compromisso, fale com seu corretor. Se não tiver um corretor, solicite um no site www.suhaiseguradora.com
Fonte de imagens: http://suhai.sg/2pdGggq http://suhai.sg/2oDK7Qe