A CNH é o documento mais importante para dirigir de forma totalmente regularizada pelas ruas e estradas do Brasil. No entanto, infrações constantes, com geração de multas, podem fazer com que a CNH seja suspensa ou, ainda pior, cassada. Após receber a notificação de uma dessas situações, é preciso saber como proceder para evitar complicações ainda maiores no futuro. Veja a seguir o que você deve fazer se tiver a CNH suspensa ou cassada.
A suspensão da CNH
A suspensão da CNH acontece quando o motorista atinge um total de 20 pontos de penalização dentro do período de um ano. Considera-se que essa quantidade de pontos por período indica uma direção pouco responsável, que poderia colocar outras pessoas em risco.
Assim que for notificado sobre a suspensão da CNH, o motorista deve apresentar uma defesa em relação às multas que constam em seu nome. Se o pedido for indeferido ou caso a defesa não seja apresentada, o motorista terá sua carteira suspensa por até 12 meses.
Após a suspensão, o condutor deve entregar sua carteira em uma Unidade de Trânsito, onde receberá autorização para realizar um curso de reciclagem.
A cassação da CNH
Ter a CNH cassada, por sua vez, é um ato mais grave do que a simples suspensão, podendo ocorrer em uma variedade de casos. Aquele que cometer uma nova infração dirigindo no período de suspensão ou que for reincidente na suspensão dentro de 12 meses, por exemplo, terá sua CNH cassada.
Dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias, sem a Permissão para Dirigir, sem aparelho de audição e lentes corretivas, caso necessário, ou alcoolizado, também garantem a cassação da CNH. Outra possibilidade diz respeito à disputa de rachas, realização de manobras perigosas ou organização de eventos de manobras de veículos sem autorização prévia.
Após a notificação de cassação da CNH, o motorista terá 30 dias para apresentar sua defesa junto ao DETRAN. Caso o pedido seja indeferido, o condutor fica impedido de dirigir por um período de 2 anos.
Os riscos de não regularizar a situação
Mesmo após receber o aviso de suspensão ou cassação da CNH, muitos motoristas continuam dirigindo seus veículos – uma prática que pode trazer sérios problemas para o condutor, como a cassação da CNH, no caso de dirigir durante a suspensão, além de multas e até mesmo prisão, caso o condutor já esteja com sua CNH cassada.
Fique atento também na hora de vender seu veículo. Caso não o registre imediatamente em nome do novo dono, possíveis infrações cometidas por ele podem acabar contabilizadas na sua CNH, transferindo a você as sanções cabíveis.
Do mesmo modo, uma simples carteira não renovada pode fazer com que você seja impedido de dirigir por dois anos, sendo assim muito importante tomar cuidado para manter a situação sempre regularizada.
Se você está com a CNH suspensa ou cassada, não deixe de apresentar a defesa ao DETRAN o quanto antes para tentar reverter a situação. Se não for possível, é necessário cumprir à risca a punição estabelecida, o que significa não dirigir durante o período designado para o seu caso, evitando problemas maiores no futuro.
Você está passando por um desses problemas? Tem alguma dúvida? Comente e compartilhe conosco sua experiência.
Fonte de Imagens: suhai.sg/1S630oR suhai.sg/1Vflwhn suhai.sg/1WsSWHU