Não é novidade que os câmbios de automóveis vêm se modernizando constantemente. Primeiro vieram os mecânicos ou manuais, depois os automáticos e recentemente foram criados os automatizados de dupla embreagem (DCT, em inglês).
Mas, de acordo com o vice-presidente de Vendas e Marketing da BMW Motorsport, Peter Quintus, todas as embreagens serão futuramente substituídas pelas marchas automáticas convencionais, pois proporcionam maior conforto a quem dirige.
Como funciona a dupla embreagem?
Por existirem duas engrenagens paralelas, o sistema da dupla embreagem trabalha de forma independente. Nele, há um mecanismo que controla as marchas ímpares (primeira, terceira, quinta e ré) e um outro responsável pelas pares (segunda, quarta e, em alguns casos, a sexta). Ambos, porém, trabalham conectados.
Embora seja um pouco mais sofisticada que a manual, a dupla embreagem apresenta ainda movimentos pouco suaves na transmissão da primeira para a segunda marcha. Isso acontece em razão de um pequeno atraso na pressão hidráulica criada para permitir a troca.
Em suma, a principal diferença entre a embreagem manual e a dupla embreagem está na automação. Enquanto que a primeira possui um pedal para que o próprio condutor troque a marcha, a dupla embreagem dispõe de um tipo de computador que se encarrega de fazer a mudança, de forma automatizada.
Por que a dupla embreagem vai desaparecer?
Quem já teve a oportunidade de dirigir um carro com câmbio DCT sabe que a marcha tem vantagens e desvantagens. Por um lado, o mecanismo de troca é leve e o tempo de resposta, rápido. Por outro, a manutenção é mais cara e só pode ser feita com mão de obra especializada.
Antigamente, a velocidade na troca das marchas era o principal benefício das duplas embreagens. Hoje, os câmbios automáticos cumprem praticamente as mesmas exigências, pois ficaram melhores e mais inteligentes. Com isso, torna-se inevitável o fim de um sistema que um dia já foi considerado o melhor.
Além da BMW, marcas como Audi e Mercedes também cogitam encerrar a fabricação de automóveis com esse tipo de câmbio. A ideia das gigantes do mercado automobilístico é investir no uso de embreagem automática.
Seguro para estes tipos de veículos
Na hora de cotar um seguro, vários fatores são avaliados, como por exemplo, a facilidade de repor peças desses veículos; e isso pode acarretar em uma cotação com valor alto, onerando o orçamento do proprietário do veículo. Por isso, buscar soluções de seguro alternativo é a solução para quem quer deixar o veículo segurado por um preço acessível.
Com a Suhai Seguradora isso é possível. Além de ampla aceitação para qualquer tipo de veículo, independente do modelo, marca ou ano, o seguro exclusivo de furto e roubo da Suhai tem valores até 80% menores que o seguro completo.
Procure seu corretor e faça uma cotação sem compromisso! Não importa se seu veículo seja de câmbio manual, automático ou dupla embreagem, o importante é ele estar protegido.
Ainda tem dúvidas sobre a dupla embreagem? Escreva para nós nos comentários abaixo!