Os equipamentos de proteção para motociclista são itens indispensáveis, porém muitos pilotos utilizam somente os acessórios obrigatórios, como o capacete. Contudo, mesmo aqueles que usam o veículo para o lazer e fora da zona urbana também estão sujeitos aos riscos de acidentes.
Isso porque a moto, quando está em movimento, desenvolve um equilíbrio dinâmico que pode ser perdido pelo piloto, seja por um obstáculo, pequenas colisões ou estradas com lamas e terras soltas.
Por isso, além de ter atenção ao conduzir, o piloto também deve utilizar alguns equipamentos para diminuir os impactos em possíveis acidentes. Veja, a seguir, cinco itens que são indicados na proteção para motociclista e garanta a sua segurança.
1. Luvas
As luvas podem parecer um equipamento usado apenas para complementar o visual de um piloto. No entanto, elas são importantes para evitar lesões nas mãos, pois, em caso de acidente quando a moto cai, a primeira reação do indivíduo é tentar aparar a queda e proteger-se.
2. Jaquetas
As jaquetas fabricadas em couro ou cordura são impermeáveis e mais resistentes. Para os dias quentes, há modelos com sistema de ventilação, o que as torna confortável e indispensável tanto para momentos de lazer quanto para o trabalho.
Além disso, no clima frio, ela mantém a pessoa agasalhada e protege contra quedas. Quando o motociclista sofre um acidente e desliza pelo pavimento, acaba raspando a pele e o corpo. No entanto, se houver uma jaqueta para protegê-lo, inclusive com reforços especiais nos ombros, costas e cotovelos, as escoriações são evitadas.
3. Botas
O calçado mais popular usado pelos pilotos é o tênis. Contudo, eles não proporcionam a mesma segurança e resistência para pilotar quanto as botas. Além de posicionarem melhor os pés nas pedaleiras, as botas oferecem firmeza e proteção, reduzindo o risco de cortes, rompimentos de tendões e fraturas.
Isso porque elas são específicas para os pilotos e têm um maior reforço sobre os tornozelos. Porém, o ideal são aquelas de cano longo e sem cadarços, uma vez que estes podem enroscar na corrente da moto e provocar acidentes.
4. Capacete
O capacete é um acessório obrigatório por lei e de proteção para motociclista. Ele protege não apenas a cabeça e as funções cerebrais, mas também o rosto contra os insetos.
No entanto, é importante comprar um modelo devidamente certificado pelo INMETRO, para garantir a sua qualidade e segurança. Além disso, o equipamento escolhido deve oferecer o máximo de visão e ter um sistema de ventilação para não deixar a viseira embaçar.
5. Calças
As calças são equipamentos que muitos motociclistas optam por não vestir e acabam pilotando de bermuda ou jeans. Contudo, sem saber que correm o risco de deixar cicatriz nas pernas e panturrilhas, pois esses materiais não oferecem nenhuma proteção.
Os modelos específicos contam com proteções nas zonas de impacto destacáveis, principalmente para os joelhos e quadris. Existem algumas calças de couro que proporcionam leveza e garantem a segurança necessária ao piloto.
Dessa forma, para quem curte andar de moto, esses itens não podem faltar, pois uma queda é inevitável e pode causar mais que um simples ferimento.
E as vantagens não param por aí, pois usando estes acessórios, aliado a uma boa dirigibilidade e respeito às leis de trânsito, você não só se protege como também economiza na contratação do seguro para sua moto, pois assim poderá adquirir um seguro exclusivo de Furto e Roubo, economizando até 80% em relação a um seguro completo!
A seguradora Suhai é especialista nesta cobertura, e graças a esta expertise, lhe proporciona não só um preço acessível e justo, como também uma contratação desburocratizada com perfil simplificado, aceitação para qualquer modelo, marca e ano de moto e atendimento diferenciado.
Tudo isso, com assistência 24h em todo Brasil e isenção de franquia.
Gostou do nosso post sobre proteção para motociclista? Quer receber outros conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das principais novidades!