Para muitas pessoas, ter um seguro automotivo é uma condição básica para ter um veículo, seja ele moto, carro ou caminhão. Fazer um seguro é praticamente a mesma coisa de se fazer uma aposta: o consumidor acredita que alguma coisa com o seu veículo pode dar errado e está apostando que pagar o seguro sairá mais barato do que arcar com um eventual sinistro. Já a seguradora aposta que não haverá nenhum sinistro e acredita que receber desse cliente será lucrativo.
O preço que a empresa cobrará é calculado com base em dados e são feitas correlações estatísticas para avaliar o perfil do segurado. E essa correlação, em muitos casos, pode gerar dor de cabeça para o consumidor na hora da renovação. Veja a seguir as 4 principais dificuldades na hora de renovar o seguro automotivo:
A seguradora não quer renovar o seguro
Pela lei, as seguradoras não são obrigadas a aceitar um novo cliente ou a renovar o seguro automotivo. De acordo com entidades de defesa do consumidor, essas empresas têm até 15 dias a partir do momento que o cliente fez a solicitação para avisarem se existe ou não a intenção da renovação ou aceitação.
Caso seja decidido pela não renovação, elas têm que oferecer mais 2 dias extras do seguro para que o consumidor possa achar outra empresa. Quando isso acontecer, as seguradoras têm o dever de informar ao consumidor qual foi o motivo da recusa.
O aumento do valor do seguro
Às vezes, entre uma renovação e outra, o perfil do segurado muda por algum motivo. E, no momento de calcular o preço, o valor de seguro aumenta muito. Nesse caso, para a seguradora significa que o risco de acontecer alguma coisa com o seu veículo aumentou e, por isso, o preço aumentou.
Uma boa forma de contornar essa situação é procurar entender o motivo desse aumento e, possivelmente, fazer orçamento em outras seguradoras.
A falta de transparência
Nos casos citados acima, pode acontecer de a seguradora não oferecer transparência para o consumidor e este ficar sem entender qual o verdadeiro motivo de não conseguir contratar umseguro.
Talvez seja necessário, então, buscar um órgão de defesa do consumidor. Outra boa alternativa para evitar toda essa dor de cabeça é procurar uma seguradora com perfil simplificado.
A renovação após o vencimento
Quando há a tentativa de renovação do seguro após a expiração do serviço, é provável que a seguradora peça uma nova vistoria do veículo e, consequentemente, será demandado um novo gasto de tempo para que isso seja realizado.
Nesse caso, o melhor a se fazer é ficar de olho na data do vencimento e não esperar passivamente a empresa entrar em contato. Próximo a essa data, você mesmo solicitar a renovação.
É muito importante estar atento à data do vencimento do seu seguro para evitar que qualquer um dos transtornos acima ocorram e, principalmente, para que você tenha tempo de contornar algum problema caso o veículo não esteja segurado.
E você, já teve algum problema com renovação do seu seguro automotivo? Então conte para nós qual é a sua história nos comentários.
Fonde de imagens: suhai.sg/21ClZNh suhai.sg/1m1GpPf suhai.sg/1LSQgeZ suhai.sg/1Iu0BmO
Está no momento de renovar seu seguro, e a sua Seguradora abitual ofereceu uma proposta para renovação maior do que o esperado? Acesse nosso link abaixo, e saiba mais sobre nossas condições e assim reduzir seus custos.