Chegou aquele momento importante, mas não exatamente o mais esperado entre os proprietários de veículos a cada ano: no dia 9 de janeiro começam os pagamentos do IPVA 2020 – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Proprietários de automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares do Brasil podem quitar o IPVA à vista, com desconto, ou optar por pagar imposto em três parcelas.
O valor do IPVA ficou até 3,54% mais barato neste ano e o calendário de pagamento segue de acordo com o final da sua placa.
Datas de vencimento IPVA 2020
Onde e como pagar seu IPVA
O IPVA pode ser pago em qualquer agência bancária credenciada com o número do Renavam – Registro Nacional de Veículos Automotores, em caixas eletrônicos ou em casas lotéricas. Você também pode efetuar o pagamento pela Internet: basta ter o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – ou informar o número da placa e o Renavam do veículo. Em alguns estados, também é possível pagar o IPVA no cartão de crédito, à vista ou a prazo.
Mas não esqueça: quem deixar de pagar o IPVA fica sujeito à multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Após os 60 dias, a multa será de 20% do valor do imposto.
Quem pode ficar isento do IPVA
Embora seja uma obrigação anual, muitos cidadãos têm direito à isenção de pagamento do IPVA. É o caso de pessoas com deficiências e limitações físicas ou mentais, algumas doenças crônicas e até mesmo de acordo com o ano do veículo – como carros produzidos há mais de 20 anos, em alguns estados.
Algumas categorias profissionais, como táxi e mototáxi também podem contar com o benefício de isenção do IPVA.
Em qualquer um dos casos, os critérios de isenção e imunidade devem ser consultados na Secretaria da Fazenda do seu estado, onde o direito também deve ser solicitado, mediante a apresentação dos documentos necessários.
E para onde vai o dinheiro do IPVA?
A cobrança da Taxa Rodoviária Única (TRU) foi criada em 1969 e o dinheiro arrecadado era aplicado no sistema de transportes. Com a extinção da TRU, o IPVA surgiu em 1986, com gastos sem destinação específica: metade dele é direcionado ao estado e a outra metade ao município onde o veículo foi registrado e emplacado.
No site da Secretaria da Fazenda do seu estado você pode saber mais detalhes sobre arrecadação e investimento do IPVA.
IPVA em dia, hora de pensar na segurança do veículo
Se você ainda não tem um bom seguro de furto e roubo para o seu veículo, aproveite o começo do ano para contratar um com a Suhai Seguradora. Oferecemos preços até 80% mais barato do que um seguro completo e um processo de contratação simplificado, rápido e que cabe no seu bolso.
Peça uma cotação para o seu corretor ou solicite por meio do nosso site: https://suhaiseguradora.com