Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Veja como funciona o sistema de pontos na CNH

Publicado por Vanessa Luchini em 26-02-2018 10:30

-veja-como-funciona-o-sistema-de-pontos-na-cnh.jpg

Todo motorista deve saber que está submetido à legislação de trânsito do país. Para regulamentar essa questão e fiscalizar, de perto, os que dirigem pelas ruas brasileiras, o órgão de trânsito trabalha com o sistema de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Quem já tem a CNH precisa conhecer esse sistema e acompanhar sua pontuação: você começa zerado, e vão sendo adicionados pontos de acordo com as infrações cometidas. Passando de um limite, há o risco de suspensão da carteira.

Como funciona a classificação de infrações?

No Brasil, as infrações de trânsito são classificadas em: leve, média, grave e gravíssima. Sabendo o grupo no qual o seu erro se encaixa é que você consegue descobrir qual é o valor da multa e quantos pontos serão adicionados à sua CNH.

A pontuação acontece da seguinte forma:

• leve: três pontos;
• média: quatro pontos;
• grave: cinco pontos;
• gravíssima: sete pontos.

A cada multa recebida, serão acumulados pontos na CNH. O máximo que você pode ter na carteira é 19 pontos, e, quando se alcança 20, já é aberto um processo administrativo de suspensão da habilitação. Para quem trabalha como motorista, esse limite diminui para 14 pontos.

A CNH pode ser suspensa independentemente da pontuação?

Algumas infrações de trânsito têm como penalidade a abertura imediata do processo de suspensão da habilitação no Detran. Veja quais são:

• fazer manobras arriscadas ou participar de rachas;
• omitir socorro;
• ameaçar outras pessoas;
• ultrapassar a velocidade máxima permitida em mais de 50%;
• desobedecer a um bloqueio policial;
• pilotar moto sem capacete;
• levar menores de 7 anos em moto;
• dirigir alcoolizado ou recusar-se a se prestar a exames toxicológicos.

Como realizar a consulta para saber sobre sua pontuação?

No site do Detran de seu Estado, é possível acessar facilmente sua situação colocando seus dados pessoais.

É possível recorrer?

Assim que recebe um auto de infração, você pode dar entrada em uma Defesa Prévia.

Não havendo um retorno positivo, você pode apresentar recurso na Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI). Se ele também não for aceito, há a opção de recorrer em segunda instância, no Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN).

Para abrir um recurso contra alguma multa, é preciso justificar seu pedido e apresentar provas de que aquela infração não foi cometida — ou de que a penalidade foi incorreta. Fotos e depoimentos de testemunhas são exemplos de provas que podem ser usadas.

Enquanto o recurso é julgado, os pontos ficam suspensos e, portanto, não fazem parte da soma da pontuação na carteira.Quem é proprietário de um carro também precisa ter cuidado com um fator: se outras pessoas dirigem o seu veículo e cometem uma infração, os pontos na CNH serão colocados em seu nome. Para evitar isso, você pode transferir os pontos de uma multa para o condutor responsável por ela.

Dirigir com prudência traz economia no seguro!

Como você pode ver, os processos de pontuação da CNH são muitos e acabam acarretando processos burocráticos e onerosos. Se você dirigir com prudência e responsabilidade, além de evitar estes contratempos, ainda economiza no seguro, afinal, evitando acidentes, poderá proteger seu veículo com o seguro EXCLUSIVO de Furto e Roubo da Suhai Seguradora.

A Suhai Seguradora possui um perfil de contratação simplificado, sem questionários longos e intermináveis para responder. Isso proporciona agilidade na contratação do seu seguro.

Além disso, existe aceitação para veículos (carros, motos e caminhões) de qualquer marca, modelo e ano, Assistência 24 horas em todo o Brasil e preço até 80% menor que o seguro completo.

Converse com o seu corretor e faça uma cotação sem compromisso. Ainda não tem corretor? Então acesse nosso site e solicite um contato.

Cumprir as leis é a forma mais segura e responsável de conduzir seu veículo. Quer continuar bem informado sobre a Carteira Nacional de Habilitação? Então, saiba mais sobre a CNH digital!

Cotação seguro roubo furto carro

 

Categorias: Curiosidades

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p