Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Saiba como um veículo adquirido em leilão pode ser segurado

Publicado por Patrick Faria em 30-12-2015 9:00

Saiba como um veículo adquirido em leilão pode ser segurado

Uma pergunta frequente entre os amantes de carro é se um carro obtido por meio de um leilão pode ser segurado, e a reposta é positiva. Você pode se perguntar por que alguém compraria um carro de leilão, não é mesmo? Acontece que em leilões, o valor do automóvel está bem abaixo do mercado. Entretanto, vale lembrar que muitas seguradoras não fazem seguro para este tipo de veículo, por diversas razões. Iremos esclarecê-las nesta matéria. Continue lendo para descobrir!

Afinal, muitos dos carros que vão para leilão são resultado de sinistros?

Afinal, muitos dos carros que vão para leilão são resultado de sinistros?

Infelizmente, podemos afirmar esta questão. Os carros que sofreram colisão com perda total ou foram recuperados de roubos/furtos são os mais comuns em leilão, ou seja, como podem ter sido fruto de algum acidente no passado, têm sua estrutura avariada, com “emenda”, por exemplo. Por isso, muitas vezes, não passam na vistoria da seguradora.

Caso você tenha interesse em adquirir um veículo em leilão, temos algumas dicas para te ajudar! Como o carro poder vir com algum problema (já que não é possível ligá-lo antes do leilão) é preciso conhecê-lo mais profundamente. Uma dica é contratar os serviços de um mecânico de confiança para detectar se realmente vale a pena comprar o carro ou se o custo para consertar vai encarecer demais o valor do veículo. É preciso analisar se compensará o investimento.

O motorista também deve ficar atento a alguns pontos na hora de examinar o automóvel e anotar as possíveis observações. É necessário avaliar cada detalhe do seu futuro bem.

Além disso, é direito do consumidor obter informações sobre o veículo que pretende comprar no leilão, ou seja, é obrigação da organização do leilão relatar os possíveis problemas que o veículo tem ou poderá apresentar, e ainda deixar claro que o automóvel tem chances de ser recusado pelas seguradoras.

Porque as seguradoras não deveriam se recusar a fazer este tipo de seguro?

PORQUE AS SEGURADORAS NÃO DEVERIAM SE RECUSAR A FAZER ESTE TIPO DE SEGURO?

Apenas o fato de o veículo ser adquirido por meio de leilão jamais justifica a recusa nem o preço abusivo do seguro. Com base no art. 39, IX, do CDC, a recusa do serviço de seguro a veículos nestes casos se configura prática abusiva. Vale lembrar que uma seguradora só poderá negar segurar o veículo depois de uma vistoria técnica, e a empresa deverá, obrigatoriamente, justificar cada motivo que contribuiu para não aceitar fazer o seguro.

Outro fato importante é que as seguradoras nunca poderão cobrar valores irregulares apenas porque o carro foi adquirido em leilão. Portanto, o veículo sendo aceito, em hipótese alguma o valor do seguro poderá ser desproporcional ou injustificado. Desta maneira, a empresa correrá o risco de recair em cobrança abusiva.

Como funciona a vistoria da seguradora para avaliar as condições do veículo?

COMO FUNCIONA A VISTORIA DA SEGURADORA PARA AVALIAR AS CONDIÇÕES DO VEÍCULO?

Como dito acima, todas seguradoras devem fazer a vistoria do carro, seja ele qual for. A inspeção deverá avaliar cada particularidade. Tudo precisa ser detalhadamente examinado, como a lataria, pneus, numeração do chassi, estado geral do motor e acessórios. Caso o veículo em leilão for aprovado na vistoria técnica da seguradora e estiver com o laudo de inspeção veicular (sucedido pelo DETRAN), não existe nenhuma razão para não fazer o seguro.

Vale ressaltar que a Suhai aceita qualquer tipo de veículo para segurar e garante o melhor seguro. Além disso, com um preço acessível e a franquia é gratuita! A Suhai também possui assistência técnica 24hrs em todo o Brasil para os momentos de emergência. Por isso, procure já um corretor de seguro e peça para fazer uma cotação ideal para seu carro. Seja qual for, teremos as melhores opções.

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Segurança, Moto, Prevenção, Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action