Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Entenda as vantagens de financiar um carro seminovo

Publicado por Patrick Faria em 04-05-2016 11:42

Entenda as vantagens de financiar um carro seminovo

A crise econômica brasileira repercutiu mudanças significativas no mercado automobilístico. Se você quer trocar de carro ou pensa em comprar o primeiro, fique atento: os seminovos estão com vantagens competitivas em relação ao 0 km. Quer saber por quê? Leia a matéria abaixo e entenda as vantagens de adquirir um carro mais velho.

Por que ficou mais fácil comprar um carro seminovo?

Por que ficou mais fácil comprar um carro seminovo?

A instabilidade econômica tem afetado o mercado brasileiro de modo geral, mas teve um impacto relativamente grande no setor de carros, principalmente na procura pelos modelos mais antigos. Isso aconteceu por diversas razões, entre elas a queda do poder de compra e das facilidades de crédito para o consumidor, além do retorno da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), taxa isenta para carros novos até o final de 2015.

O que isso significa para o bolso do consumidor brasileiro?

O que isso significa para o bolso do consumidor brasileiro?A isenção do IPI era um chamativo com bastante força para atrair o público consumidor, principalmente porque as concessionárias aproveitavam essa vantagem para oferecer mais facilidades ao público. Dentre as vantagens que o motorista encontrava, estava incluso o taxa zero para financiamento do carro novo, contanto que o cliente arcasse com uma entrada significativa e parcelasse o restante em até 12 vezes

Com a volta do imposto para carro novos, as diferenças para o seminovo diminuíram e, segundo pesquisas, os carros entre 4 e 8 anos de uso tiveram aumento de 4,1% na procura em relação aos veículos zero. Claro que essas condições variavam bastante de banco para banco e de concessionária para concessionária, mas ainda assim faziam com que a maior parte dos brasileiros priorizasse a compra de veículos 0 km.

Quais as vantagens de adquirir um carro seminovo?

Aquela frase “é só sair da fábrica que desvaloriza” nunca foi tão executada pelo comprador brasileiro. Acontece que, embora a taxa de financiamento para um carro antigo ainda seja maior do que para um 0 km, o motorista sai ganhando no seguinte quesito: os carros com até 8 anos de uso saem mais barato em compras a longo prazo devido à desvalorização na tabela das montadoras, o que impacta, inclusive na parcela do financiamento – mesmo com taxas mais elevadas.

Vale lembrar que, de um modo geral, o parcelamento sempre pesará mais do que o pagamento à vista. Isso porque durante um bom tempo do financiamento, o cliente arca basicamente com a quitação das taxas à concessionária ou ao banco.

Como a escolha pelo carro mais antigo impacta no seguro?

Como a escolha pelo carro mais antigo impacta no seguro?Para calcular o preço do prêmio (valor pago ao segurado no caso de sinistro), as seguradoras usam alguns critérios, entre eles, o valor do carro na tabela, seu índice de roubos e furtos e dificuldade de manutenção.

Nesse quesito, o carro seminovo sai na frente porque o seu valor, de acordo com as montadoras, é menor, e esse é o fator de peso para a cobrança das seguradoras. No entanto, se suas peças forem difíceis de serem repostas, por conta de o modelo ter saído de linha, por exemplo, o custo do seguro pode ficar equiparado ao do 0 km.

Se a sua intenção for economizar tanto na compra do veículo, como nas formas de protegê-lo, conheça as facilidades oferecidas pelos seguros Suhai. Além de menor burocracia na contratação, a seguradora possui opções que cobrem o essencial para o seu carro, como roubo e furto - o que pode significar uma economia de até 80%.

Se você cotou taxas para o mesmo carro/modelo zero e seminovo, e percebeu as vantagens para financiamento de antigos, conta para gente. Além disso, assine nosso blog e fique por dentro das principais tendências no universo automobilístico

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog