Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Por que o valor do seguro auto varia de acordo com o seu perfil

Publicado por Vanessa Luchini em 20-06-2018 10:00

Por que o valor do seguro auto varia de acordo com o seu perfil

Responda rápido: carros vermelhos custam mais para segurar que os de outras cores? Se sua resposta for sim, este artigo é para você! Na verdade, as cores não afetam valor do seguro auto. Entretanto, se você tiver 22 anos e acaba de adquirir um esportivo vermelho, com certeza pagará um preço bem mais caro, se comparado à outros modelos e clientes.

Quando se trata de contratar um seguro auto, seja para carros, motos e até caminhão, tenha em mente que não existe um valor universal. O custo da apólice dependerá de vários fatores, incluindo aqueles que definem o perfil do motorista e as características do veículo que será conduzido. A empresa faz uma espécie de conta somando todos esses fatores na hora de calcular o preço final em função dos riscos do mercado.

Cada seguradora leva em conta alguns fatores, mas entre os mais comuns estão:

Localização

Você mora em uma cidade pequena? O prêmio para o seu seguro será menor porque há pouco ou nenhum tráfego. No entanto, se mora em grandes cidades, como São Paulo, corre muito mais risco de sofrer um acidente ou um assalto. Neste caso, seu seguro será mais caro.

As seguradoras ainda pesquisam bastante as estatísticas de regiões mais inseguras e querem entender como o veículo será usado. Se o veículo “dorme na rua”, se não há garagem no trabalho e você mora numa área de maior risco de sinistro, tudo isso faz com que o automóvel esteja mais exposto a furtos e roubos e, consequentemente, entrará para a conta final.

Hábitos de condução

Outros fatores que entram na conta são as distâncias que você costuma percorrer diariamente ou anualmente, o número de pessoas que você permite dirigir e a finalidade do veículo. Quem usa o carro com fins comerciais, por exemplo, está mais exposto a incidentes, furtos e roubos do que quem utiliza apenas para o lazer.

O mesmo vale para quem adquire um veículo para ir e voltar do trabalho ou da faculdade diariamente em comparação a um motorista que usa o transporte público na semana e só dirige aos sábados e domingos.

Sexo e idade

As estatísticas mostram que os jovens com menos de 25 anos tendem a causar mais acidentes do que as mulheres da mesma idade. Isso significa que os primeiros pagam taxas mais altas. Mas, curiosamente, os homens mais velhos dirigem com mais segurança do que as mulheres mais velhas, e aqui o custo do prêmio de seguro de automóvel costuma ser o contrário.

Sexo e idade

Registro de condução

Outro elemento importante que influencia no valor do seguro auto é o histórico de condução. Quanto mais acidentes, infrações e reclamações, maior o custo. Por isso que muitas seguradoras costumam dar desconto a quem não tem pontos na carteira.

Estado civil e herdeiros

Pessoas casadas (especialmente homens) experimentam menos acidentes em comparação aos solteiros, portanto, sua taxa de seguro de automóvel é menor. Além disso, motoristas com filhos menores de idade pagam menos do que os sem filhos ou com filhos com idades entre 18 e 25 anos, que costumam “pegar” o carro dos pais.

Mas sempre leve em conta a combinação de fatores: se você já sofreu muitos pontos, a aliança de casamento ou o bebê a bordo não são garantia de valor baixo!

Tipo de veículo e sinistralidade

Geralmente, veículos populares são muito mais baratos de segurar, especialmente se contarem com equipamentos de segurança. A marca e o modelo do carro ou da moto também são levados em consideração, já que as seguradoras analisam o preço de conserto e a facilidade de consertá-lo em caso de acidente. Modelos muito antigos, fora de linha ou que demandam peças importadas podem ter seguro mais caro.

Existem ainda alguns carros, particularmente de luxo e raros, que são cotados no mercado negro; então espere um preço mais alto na hora de segurá-lo. Mas não se preocupe, você pode obter um bom desconto se instalar dispositivos anti-roubo (como um bom alarme, sistemas de segurança GPS, etc.).

Em resumo, muitas pessoas têm ideias equivocadas sobre a forma de calcular o seguro do seu veículo. O básico a saber é que o seguro tem como única função estar disponível para protegê-lo caso algo aconteça - e, acredite ou não, coisas imprevisíveis acontecem o tempo todo. E a única certeza que você pode ter é saber que você contratou um seguro para o seu veículo que ele vai apoiá-lo financeiramente caso algo dê errado.

Como contratar um seguro pagando até 80% mais barato?

Como contratar um seguro pagando até 80% mais barato?

Se você dirige ou pilota com prudência, e respeita as leis de trânsito, as chances de sofrer uma colisão reduzem significativamente, concorda?

Já o furto ou roubo não é possível evitar, afinal são eventos imprevisíveis e podem acontecem em qualquer lugar e a qualquer momento.

A boa notícia para você, é que em virtude desta sua conduta de boa dirigibilidade, você pode contratar um seguro exclusivo de furto e roubo, e com isso, economizar muito, afinal, este tipo de cobertura exclusiva, reduz o seguro em até 80% em relação a um seguro completo.

E você deve estar se perguntando: como contratar este seguro, certo?

A resposta é simples:

Basta consultar seu corretor e pedir uma cotação da Suhai Seguradora, que é especialista em seguro de furto e roubo para motos, carros e caminhões, de qualquer marca, ano e modelo.

É isso mesmo, com o Seguro de furto e roubo da Suhai Seguradora, você protege seu veículo, pagando pouco, e ainda conta com assistência técnica 24 horas em todo Brasil, ausência de franquia, perfil simplificado (contratação desburocratizada) e um atendimento diferenciado.

Você pode ser bom em muitas coisas. Ou excelente em uma só. A Suhai Seguradora é especialista em cuidar do que é seu.

Peça já uma cotação para seu corretor. Se não tiver, solicite um em nosso site: www.suhaiseguradora.com

 

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Curiosidades

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
eBook - Seguro para caminhão