Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Vale a pena contratar seguro de associações e cooperativas?

Publicado por Patrick Faria em 25-05-2016 10:59

Vale a pena contratar seguro de associações e cooperativas?

Devido ao alto índice de criminalidade e violência é difícil encontrar um motorista que não se preocupe em segurar o seu carro assim que ele sai da loja. No entanto, por conta da crise econômica, somada às estatísticas crescentes de roubos e furtos de veículos, os preços dos pacotes de seguro auto estão cada vez mais caros.

Na intenção de economizar, os consumidores acabam optando pelas chamadas associações/cooperativas de proteção automotivas, famosas por oferecerem coberturas com valores abaixo do mercado. Vamos entender melhor como elas funcionam e se são a melhor alternativa para proteger seu veículo? Leia o texto abaixo e saiba de uma vez por todas as diferenças entre seguradoras autorizadas e não autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Afinal, o que são associações e cooperativas de seguro?

Afinal, o que são associações e cooperativas de seguro?

Funcionando basicamente da mesma maneira, as associações/cooperativas de proteção automotivas são organizações de pessoas feitas de maneira democrática com o objetivo de administrar um fundo de mensalidade de mensalidades mais acessíveis pagas pelos associados.

Essa é uma das razões que justificam o fato de que nas associações e cooperativas não existe uma apólice de seguro calculada com base em dados estatísticos e perfil detalhado do cliente. Ao contrário disso, nesse tipo de instituição, o único critério é obter as informações de ano/modelo do veículo, além do contratante concordar com as condições de pagamento e honrar com as mensalidades.

Essas organizações são reconhecidas pela SUSEP?

Essas organizações são reconhecidas pela SUSEP?Por não serem legalmente reconhecidas pela SUSEP, órgão que regulamenta e fiscaliza a venda de seguros no Brasil, as associações não possuem permissão para comercializar apólices de seguro, o que faz com que as suas operações não tenham nenhum tipo de respaldo técnico.

Ao oferecerem seus serviços, elas costumam usar a expressão “proteção automotiva” que, de acordo com critérios legais, não possui nenhuma validade. Por isso, fique atento se te oferecem um pacote que assegure proteção contra furto, roubo, colisão ou assistência 24 horas. Caso contrário, você está sujeito a achar que está adquirindo uma apólice de seguro, ferramenta com a qual as associações e cooperativas não trabalham.

Que riscos você corre ao contratar os serviços de uma cooperativa?

Que riscos você corre ao contratar os serviços de uma cooperativa?Quando falamos de órgãos que atuam de maneira clandestina, podemos dizer que embora o valor de investimento seja mais acessível para o motorista, existem algumas possibilidades a consideradas antes de contratar esse tipo de proteção. O que isso significa para o associado que contratou um serviço por meio dessas organizações? Risco de não pagamento de sinistro.

Acontece que, como as associações vivem de acordo com o pagamento das mensalidades e o prêmio de seguro é dividido entre todos os membros, caso o contratante esteja em um grupo com alto índice de inadimplência, há a possibilidade da cooperativa não conseguir arcar com despesas de sinistro.

Quer economizar e ainda adquirir um seguro de credibilidade?

Quer economizar e ainda adquirir um seguro de credibilidade?Primeiramente, pesquise. Não dá para conseguir uma oportunidade com custo x benefício sem uma pesquisa criteriosa. Depois, veja opções se seguradores que já estejam previamente cadastradas na SUSEP. Analise opções de coberturas essenciais (roubo e furto) em que a burocracia é mínima e a avaliação é feita somente com base nas informações do veículo, sem necessidade de averiguar perfil do segurado.

Na Suhai você encontra soluções de seguro (furto e roubo) que se adequam à sua necessidade e ao seu bolso. Para saber mais, acesse: www.suhaiseguros.com.br.

Você já teve alguma experiência em contratar serviços oferecidos por associações não regulamentadas pela SUSEP? Compartilhe com a gente a sua história e contribua para o conteúdo informativo do nosso blog.

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão