Faça sua cotação

Blog do Condutor

Vai viajar de carro? Faça um checklist!

Publicado por Patrick Faria em 06-01-2016 18:26

Vai viajar de carro? Faça um checklist!

Estamos em um mês de férias e, por isso, muitos aproveitam a folga para pegar a estrada. Entretanto, vale lembrar que o número de acidentes rodoviários aumenta nesta época do ano. Isso multiplica o índice de sinistros reportados às seguradoras, se comparado a outros períodos. Por isso, se prevenir é uma das melhores maneiras para evitar acidentes.

Listamos abaixo algumas dicas para garantir que tudo corra bem na sua viagem:

Faça uma manutenção preventiva completa

FAÇA UMA MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMPLETA

É importante ir até o seu mecânico de confiança e pedir uma análise geral do seu veículo. É essencial avaliar o nível do óleo e da água da bateria, além de checar toda a parte elétrica do carro, como lâmpadas, funcionamento dos limpadores de para-brisa e fusíveis do carro.

Para garantir uma viagem segura, é essencial fazer um check-up na bateria, no motor de partida e no alternador. Pode acontecer de você pegar estrada com chuva ou serra com neblina, portanto, caso o motor esteja desligado, não deixe dispositivos elétricos ligados, como luzes internas ou rádio.

Tenha bastante atenção com os pneus. É importante mantê-los calibrados, até mesmo o estepe (não se esqueça: nunca se sabe quando será preciso utilizá-lo). Além disso, realize o rodízio frequente para equilibrar os desgastes irregulares. Se você sentir vibrações no volante, faça o balanceamento. Por fim, verifique a validade do extintor de incêndio, não viaje jamais sem macaco, triângulo e chave de roda - eles são indispensáveis para alguma emergência.

Jamais se esqueça do cinto de segurança! Ele foi criado justamente para salvar vidas e faz toda a diferença na prevenção. Também fique de olho nos freios: o nível do fluído de freio e dos vazamentos precisa ser checado com frequência. A falha dos freios pode ser fatal, por isso, preste muita atenção!

Passe no posto de gasolina antes da viagem. Quando for pegar a estrada, dê uma passada em um posto de gasolina de sua confiança. Serão apenas alguns minutinhos do seu dia que diminuirão a possibilidade de riscos. Ao chegar, peça para que verifiquem a água no radiador e, claro, completem o tanque. Às vezes, a rota que você irá traçar não possui postos de abastecimento de combustíveis tão fáceis de localizar. Além disso, peça para encherem o reservatório de água do limpador de para-brisa e verificar as paletas do limpa-vidros.

Para finalizar, leve uma lanterna e um guia de mapas. Você deve ter pensado: para que guia de mapas se eu tenho GPS? A resposta é simples: apesar da facilidade e tecnologia do GPS, ele pode falhar (principalmente longe de casa), mostrando caminhos perigosos ou sem asfalto. Já o velho mapa possui todos os caminhos que você possa imaginar.

Tenha toda a documentação em dia

Tenha toda a documentação em diaÉ essencial verificar os documentos do carro, como pagamento correto de cada um dos impostos do veículo (IPVA e Seguro Obrigatório). Além disso, o que muitos não sabem é a necessidade do documento de todas as pessoas que vão viajar, como RG (original ou cópia autenticada). Devemos carregar nossos documentos pessoais mesmo se formos até a padaria mais próxima. Ninguém quer ser pego desprevenido nas férias, não é?

Entenda a importância do seguro para viagens

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO SEGURO PARA VIAGENSComo dito acima, é preciso ter consciência de que, na estrada, os riscos aumentam, por vários motivos. Pode ocorrer acidentes, enchentes, panes no sistema (pane elétrica, pneu furado ou pane seca - falta de combustível) e o carro parar de funcionar no meio do caminho.

Para que você não fique sozinho nessa, sem saber o que fazer, tenha o seguro do veículo em dia. Na Suhai, você encontra um seguro de furto e roubo, acessível ao seu bolso e que se encaixa perfeitamente nas suas necessidades, pois ele custa, geralmente, até 80% menos que um seguro convencional. Além disso, a franquia ainda é gratuita! E sabe o melhor? Temos assistência 24hrs em todo o Brasil para os momentos de emergência. Procure um corretor de seguro e solicite uma cotação!

Você já fez o seu checklist para viajar? Conte-nos abaixo nos comentários e siga nosso blog para ficar pode dentro de tudo sobre veículos! Boa viagem!

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog