Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Tudo sobre a mudança do padrão das placas dos veículos

Publicado por Vanessa Luchini em 25-04-2018 10:00

Tudo sobre a mudança do padrão das placas dos veículos

A notícia durou pouco tempo: a partir de 1º de setembro já poderíamos ver circulando pelo país automóveis com placas de tarja azul e fundo branco. Esse é o padrão Mercosul e o Brasil teria até 31 de dezembro de 2023 para concluir a mudança na placa dos veículos, determinada pela Resolução 729.

Entretanto, a medida foi suspensa por 60 dias pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O motivo inicial seria o fato de as empresas responsáveis pela estampa das placas alegarem não conseguir atender aos pedidos dentro do cronograma desenvolvido pelo governo.

Mas há ainda um outro fator: um inquérito aberto pelo Ministério Público Federal do estado do Amazonas aponta possíveis irregularidades na resolução a fim de beneficiar empresas de emplacamento, levando prejuízo aos consumidores.

Com a suspensão da medida, ainda não se tem uma data de início da implantação do novo modelo. Mas como a mudança virá em algum momento, fique por dentro das principais diferença da placa do Mercosul.

Como serão as placas do Mercosul?

Neste novo padrão, já adotado na Argentina e no Uruguai, a combinação alfanumérica é composta de 4 letras e 3 números, que podem estar embaralhados (como na Europa) e figurar em seis cores distintas: preta (particular), vermelha (comercial), verde (especial), azul (oficial), dourado (diplomático) e prateado (colecionador). O fundo sempre será branco, ou seja, vamos dizer adeus às placas pretas!

Novo modelo dificulta falsificações

O novo padrão inclui diversos elementos para dificultar falsificações, como marcas d'água com o nome do país e do Mercosul grafadas na diagonal ao longo das placas. Além disso, apresentam um chip e um código do tipo QR Code para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados dentro da região e para compartilhar dados com sistemas de cancelas e portões utilizados, por exemplo, em pedágios e estacionamentos.

No Brasil, a placa terá ainda uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. Com todos esses elementos, o lacre será eliminado.

Independente da placa ou do veículo, o importante é proteger seu bem!

Vale lembrar que nenhuma tecnologia pode prescindir de um bom seguro de furto e roubo. E, nesse quesito, a Suhai Seguradora é imbatível! Além de oferecer até 80% de economia em relação ao seguro tradicional (completo), a Suhai disponibiliza assistência 24h em todo o Brasil, ausência de franquia e perfil simplificado. Neste serviço estão inclusos chaveiro, troca de pneus, transporte domiciliar e guincho.

Para saber mais, peça já uma cotação ao seu corretor. Se não tiver, solicite um em nosso site: www.suhaiseguradora.com

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Curiosidades

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
eBook - Seguro para caminhão