Faça sua cotação

Blog do Condutor

Transporte escolar: conheça as normas para prestar esse serviço

Publicado por Vanessa Luchini em 31-12-2018 10:30

255047-transporte-escolar-conheca-as-normas-para-prestar-esse-servicoQuem trabalha com transporte escolar sabe que todo cuidado é pouco na hora de garantir a segurança no trânsito. Afinal, esses profissionais transportam diversos passageiros todos os dias, sendo a maioria deles crianças e adolescentes, e precisam de muita atenção ao volante.

Por isso é tão importante respeitar as leis de trânsito que regem esse tipo de transporte, pois apenas assim é possível garantir trajetos mais tranquilos e seguros e evitar imprevistos – como receber multas, ter a carteira de habilitação cassada ou até mesmo ser impedido de realizar a atividade.

Quer saber quais são as normas exigidas por lei e os cuidados básicos a serem tomados ao trabalhar com transporte escolar? Continue a ler o post para conferir!

Fazer o registro junto ao Detran

O primeiro passo para trabalhar com transporte escolar é estar registrado como condutor autorizado junto ao Detran do Estado onde será exercida a atividade.

Na maioria dos estados, as informações sobre os veículos e condutores autorizados são disponibilizadas no site do Detran e podem ser consultadas por qualquer pessoa.

Também é necessário ter o documento de autorização do Detran afixado no interior do veículo, de forma visível, mostrando a quantidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante do automóvel.

Agendar a inspeção pelo menos duas vezes ao ano

Outro requisito necessário para quem é condutor de transporte escolar é a inspeção do veículo, que deve ser realizada pelo Detran pelo menos duas vezes por ano e agendada pelo próprio condutor.

Na inspeção, são verificados todos os equipamentos obrigatórios do automóvel, como cintos de segurança, retrovisores, faixas, entre outros.

Exibir a faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR”

Para indicar que o veículo está autorizado a exercer a atividade de transporte escolar, o motorista também não pode se esquecer de colocar a faixa amarela com a inscrição “ESCOLAR”. Ela deve ter 40 centímetros e ser exibida a meia altura em todas as partes laterais e traseira do automóvel.

Adquirir todos os equipamentos de segurança necessários

Ter cintos de segurança em todos os assentos, em perfeitas condições de uso, é uma regra básica para todos os veículos e não pode faltar no transporte escolar. Confira outros itens de segurança que devem estar presente nesse tipo de transporte:

  • equipamento que registre instantaneamente a velocidade e o tempo do veículo, como o tacógrafo, em perfeitas condições;
  • lanterna nas extremidades da parte superior frontal do veículo, na cor branca, amarela ou fosca;
  • lanternas na cor vermelha na extremidade superior da parte traseira.

 

Além de seguir todas essas normas para prestar o serviço de transporte escolar, outro ponto muito importante para evitar dores de cabeça com o seu veículo é possuir um seguro. Não vai adiantar nada estar com o seu automóvel em perfeitas condições e, de repente, perdê-lo em um assalto, não é mesmo?

Por isso, garanta essa tranquilidade contratando um seguro de furto e roubo na Suhai Seguradora. A empresa é especialista nesse tipo de cobertura e oferece um excelente custo-benefício com aceitação de qualquer modelo de carro, preços até 80% mais baratos que o seguro completo e assistência 24 horas em todo Brasil.

Basta pedir uma cotação para seu corretor ou solicitar a indicação de um em nosso site.

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro de outras informações importantes para a segurança de seu veículo, assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades em seu e-mail!Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Seguro, Dicas, Curiosidades

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog