Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Técnicas de tuning: aprenda a personalizar seu carro

Publicado por Patrick Faria em 28-10-2015 12:26

Técnicas de tuning: aprenda a personalizar seu carro

O tuning vem ganhando cada vez mais adeptos e conquistando espaço no mercado brasileiro. Há pessoas tão aficionadas por carros tunados que assim que compram um já começam a fazer mudanças. Hoje em dia é possível tunar quase todas as partes de um veículo e deixá-lo com a cara do dono.

Regras para tunar o seu carro

regras para tunar o seu carro

Entretanto, de acordo com o artigo 98 do Código Nacional de Trânsito (Contran), para modificações específicas em um veículo é preciso uma autorização prévia do órgão de trânsito responsável na região. Em alguns casos é preciso regulamentar a documentação com as novas características. Do contrário, há o risco do proprietário ser multado caso a personalização esteja fora da lei. Além disso, muitas seguradoras não fazem a cobertura de itens adicionados.

Para saber quais mudanças são permitidas pela lei e também o que pode ou não ser feito a fim de não danificar o veículo ou o sistema dele, procure lojas especializadas e profissionais gabaritados. Antes de fazer o tuning, pesquise e planeje para obter um serviço com qualidade e segurança.

Acessórios e métodos para tuning

acessorios-e-metodos-para-tuningAs primeiras mudanças podem começar a partir dos acessórios, tanto dentro quanto fora do carro. No mercado há uma infinidade deles, como pedaleiras, bancos esportivos, revestimentos de banco, manoplas de câmbio, volantes diferenciados, rodas maiores, spoilers frontais, saias laterais, aerofólios traseiros e ponteiras cromadas de escape, que fazem toda a diferença no visual.

Iluminação

iluminacaoLâmpadas especiais para lanternas e faróis e luzes de neblina são outros objetos de desejo dos tunadores. Mas aqui é preciso cuidado. A resolução 384 do Contran proíbe a instalação de lâmpadas de xênon, que emitem três vezes mais luz que as comuns, e considera a infração grave quando houver autuação. A permissão de uso é válida somente para os veículos que já saíram com o item de fábrica, uma vez que recebem tratamento especial que impedem o ofuscamento de outros motoristas.

Pintura

pinturaA personalização da pintura do automóvel, o adesivamento e o envelopamento são outros serviços bastante procurados por quem deseja tunar o veículo. Porém, se mais da metade do veículo for coberta, é necessário alterar a documentação pela mudança da cor original. No caso do envelopamento, se for feito na mesma cor do veículo, não precisa fazer mudança no documento.

Som e imagem

som-e-imagemA turma multimídia pode fazer uso de diversos equipamentos. Aos que apreciam os potentes equipamentos de som, saibam que é bom não exagerar na hora da instalação: 104 decibéis é o volume máximo permitido pelo Contran. Televisão, DVD e videogame também podem ser instalados, mas somente para os passageiros.

Rebaixamento de carros

rebaixamento-de-carrosCarro rebaixado também chama a atenção dos tunadores. Como o rebaixamento é permitido por lei, muitas pessoas acabam por alterar a altura de suas máquinas. Mas há regras e limites para isso. Já o uso de suspensão com regulagem de altura e alteração nos freios originais são estritamente proibidos.

Potência extra

potencia-extraA mudança mais desejada da maioria dos amantes de tuning tem a ver com o desempenho do carro. Alterações na mecânica do veículo, como a adição de turbo no motor e outros recursos, para tornar o veículo mais potente são cada vez mais solicitadas nas oficinas mecânicas. A lei prevê que a potência do motor pode ser aumentada em até 10%. Mas vá com calma: conhecer seu veículo e saber até onde você pode ir nas mudanças faz muita diferença entre sucesso e catástrofe.

Seguro para carros tunados

seguro-para-carros-tunadosVocê sabia que uma das grandes dificuldades de quem tem um veículo tunado é fazer o seu seguro? Saiba que existem alternativas para segurar o seu carro contra roubo e furto. O seguro Suhai aceita qualquer tipo de veículo e custa até 80% mais barato que um seguro compreensivo. Além disso, possuímos cobertura nacional, fazemos a indenização integral conforme a tabela FIPE contratada,  temos assistência técnica 24h e oferecemos grandes chances de recuperação do veículo, se a comunicação do sinistro for rápida.

Agora que você sabe o que pode ou não ser feito, queremos saber: o que você modificaria no seu carro? Conte para gente nos comentários abaixo. Ah, não deixe de assinar o nosso blog!

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p