Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Entenda o que é a Tabela FIPE e o preço médio dos veículos

Publicado por Patrick Faria em 13-02-2017 11:57

Entenda o que é a Tabela FIPE e o preço médio dos veículos

Para quem deseja vender um veículo usado ou negociá-lo, as seguradoras e lojas de automóveis se baseiam na tabela de preço médio dos veículos definida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A Tabela FIPE apresenta os valores de acordo com o ano do modelo do veículo consultado.

A Tabela FIPE apresenta os carros comercializados pelas montadoras, vendidos em concessionárias. Veículos como ambulâncias, de testes ou de importação independente não estão presentes. Carros adaptados e blindados também não constam na tabela.

Seja para veículos novos ou seminovos, os valores são calculados por meio de uma pesquisa realizada, considerando o preço médio pelos anunciantes, excluindo os preços fora da média (muito elevado ou baixo demais).

Como as seguradoras utilizam a Tabela FIPE?

Como as seguradoras utilizam a Tabela FIPE?

A Tabela FIPE é utilizada pelas seguradoras no momento da indenização. Vamos supor, que você contratou o seguro do seu carro x, no mês de janeiro, naquela época ele valia 30 mil. Um ano depois, você foi roubado, então você comunica à seguradora, e essa irá te ressarcir usando como base o valor da Tabela FIPE do momento do sinistro.

Algumas seguradoras, na hora de contratar o seguro, o segurado pode indicar qual o percentual da tabela FIPE deseja contratar o seguro. Por exemplo, você pode assegurar o seu patrimônio com 110% do valor da Tabela FIPE, ou optar por reduzir o valor do seguro contratando apenas com cobertura de 90% da Tabela FIPE.

Vamos supor que você contratou um seguro de carro e decidiu optar por uma cobertura de 100% da Tabela FIPE. Essa contratação aconteceu no mês de fevereiro e na época o seu carro valia, segundo a Tabela, R$30 mil. Em caso de sinistro, o ressarcimento da seguradora será 100% do valor do seu carro na Tabela Fipe daquele mês que ocorreu o sinistro. Então se a Tabela disser que o seu carro está valendo naquele momento R$32 mil, esse deverá ser o valor que você receberá.

Na hora de cotar o seguro de seu carro ou moto, é importante buscar uma seguradora que realiza a indenização de até 100% da tabela FIPE, e que possa negociar uma eventual redução, caso o valor do prêmio tenha ficado maior que sua possibilidade de contratá-lo.

Muitas vezes, fazendo o seguro com 80% ou 90% FIPE, o valor fica mais em conta, seu veículo protegido, e numa eventual indenização, o valor ressarcido será suficiente para comprar outro veículo igual ao seu, afinal, em virtude da crise que vivemos, ninguém está vendendo ou comprando um veículo por 100% da FIPE.

Uma seguradora que aceita reduzir a FIPE quando assim for seu desejo, e ainda aceita seu veículo, seja de que ano ou marca for, até que o prêmio fique num valor que caiba no seu bolso, é a Suhai.

A Suhai Seguradora oferece um seguro exclusivo de furto e roubo, chegando a custar até 80% menor do que o seguro completo.

Cote já com seu corretor, e caso não tenha um, solicite já uma corretora pelo nosso site: https://suhaiseguradora.com/.

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Moto, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p