Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Tabela FIPE: como usá-la na hora da compra e venda de veículos?

Publicado por Rachel Soares em 02-01-2018 11:00

tabela-fipe-como-usala-na-hora-da-compra-e-venda-de-veiculos.jpg

Você já ouviu falar da tabela FIPE? Seja no momento de comprar um carro usado, vender ou fazer uma troca, ela é sempre mencionada como um dos principais parâmetros para as negociações. Quando se trata de automóveis, se você não quiser perder dinheiro, é melhor conhecer bem essa tabela.

Saiba como funciona a tabela e como usá-la para sair ganhando na hora de comprar e vender.

Como funciona a tabela FIPE? 

tabela-fipe-blog.png

Nada mais é do que uma tabela de preço médio dos veículos, estabelecida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

A análise é feita usando os valores de venda de veículos em 24 estados brasileiros. Dentre todas as negociações, são excluídas as que apresentam valores muito acima ou abaixo da média. O que é avaliado não é o valor do anúncio da venda, mas, sim, o valor efetivo da compra.

O valor depende da marca, modelo e ano do carro. Vale lembrar que o ano de fabricação não é considerado, sendo usado o ano de modelo. O valor da tabela não é como uma lei que precisa ser seguida em todas as negociações. Ele funciona apenas como referência para o mercado nacional.

 

Como esta tabela ajuda na hora de vender o seu carro? vender-automovel-tabela-fipe.jpg

Seria ótimo se o comprador aceitasse de imediato o valor que você atribui ao seu automóvel. Para evitar confusão e estabelecer um meio-termo, a tabela FIPE costuma ser usada como referência. 

 

 

Qual a diferença entre a tabela FIPE e o valor de mercado? analisando-grafico.jpg

O valor médio é calculado usando três informações, apenas. Contudo, isso é muito pouco para atribuir o valor real do veículo. É preciso analisar o estado de conservação, a presença de acessórios, a quilometragem, a cor, os aspectos locais etc. Todas essas particularidades devem ser avaliadas ao comprar e vender automóveis.

 

Como a tabela influencia o IPVA? 

ipva-logo.png

O IPVA é um imposto estadual e sua alíquota varia entre 1 a 4% do valor do veículo divulgado pela tabela FIPE. O valor anual do imposto é calculado tendo como base o valor da tabela no mês de janeiro. É importante ir à busca de informações específicas para o seu estado, visto que, em alguns lugares, existem porcentagens diferentes para alguns modelos de carros. 

 

Seguro para carros usados 

carros-usados-blog.jpg

Falando agora sobre o seguro automotivo, é importante lembrar que, ao ter o carro roubado, por exemplo, a indenização (valor pago no caso de sinistro) corresponde ao valor da tabela FIPE.

Esse prêmio é calculado com base no mês que aconteceu o fato. Dessa forma, pode até ser que seu carro tenha um valor maior do que tinha quando o seguro foi contratado. Porém, o contrário também é verdade.

Mesmo o valor da indenização podendo variar de acordo com a FIPE, deixar o carro seguro é imprescindível, pois é a forma ideal de proteger o seu patrimônio. Em muitos casos, contratar o seguro para o carro usado pode acabar ficando oneroso e, dependendo do modelo, falta aceitação por parte das seguradoras.

Por isso, fique atento a esta dica: a Suhai Seguradora, com o Seguro Exclusivo de Furto e Roubo, tem ampla aceitação para qualquer tipo de veículo, independentemente do modelo, marca ou ano e com assistência 24 horas. E o melhor, você pode contar com preços até 80% mais baratos que o seguro completo.

Não perca tempo, fale com o seu corretor e peça Suhai! Caso não tenha um corretor, acesse nosso site e solicite um próximo de voce– www.suhaiseguradora.com 

Ao pensar em comprar um carro, é relevante consultar o IRV (índice de veículos roubados). O que acha de aproveitar a visita e aprender como fazer essa consulta agora mesmo?

 Fonte de imagens:http://suhai.sg/2zeXUFp  http://suhai.sg/2zeEdgP http://suhai.sg/2kxxUwn http://suhai.sg/2Ch1Zrm http://suhai.sg/2yDVyMV 

Cotação Seguro Veículo

 

 

Categorias: Dicas

Escrito por Rachel Soares

Rachel Coelho é coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Formada em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, ao longo de sua carreira descobriu que a comunicação e o compartilhamento de informações são fundamentais para esclarecer, educar e, principalmente, conectar pessoas e empresas. Como toda boa mineira de Belo Horizonte, ela é apaixonada pela culinária regional e adora descobrir o que cada cidade que visita tem de melhor para oferecer.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p
Pesquisar no Blog