Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Seguro de cooperativa ou associação: Há riscos! Saiba por que não contratá-lo

Publicado por Patrick Faria em 16-10-2015 12:40

Seguro-de-cooperativa-ou-associcao-Ha-riscos-Saiba-por-que-nao-contrata-lo

Pesquisar preços é uma atitude muito saudável, que deve ser adotada sempre que vamos comprar algum produto ou contratar algum serviço. Afinal, qualquer economia sempre é interessante, principalmente em tempos de crise. Porém, é preciso ficar atento para ofertas que, em um primeiro momento, parecem ser muito vantajosas, mas que, no final das contas, podem esconder armadilhas.

No setor dos seguros automotivos não é diferente. A concorrência entre as seguradoras permite que haja uma diferença de preços entre seguros para a mesma cobertura, o que beneficia o segurado. Por outro lado, as vantagens aparentes oferecidas pelo seguro de cooperativa ou associação, podem trazer sérias dores de cabeça e prejuízos para quem contrata. Veja o porquê:

 

É ilegal

A venda de seguros no Brasil é regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a E-ilegal_2autarquia federal que autoriza, controla e fiscaliza a venda de seguros no país. De acordo com a Susep, E-ilegalcooperativas e associações que ofertam proteção contra roubos e contra acidentes de carros agem na ilegalidade, uma vez que elas não têm autorização para negociar seguros — mesmo que vendam os benefícios aos segurados com outro nome, como o de “proteção automotiva”.

 

Não obedece normas

Os seguros oferecidos pelas seguradoras seguem as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Nao-obedece-normasSeguro Privado (CNSP), órgão do Ministério da Fazenda que é responsável pela regulamentação do setor. A chamada proteção automotiva não segue qualquer das normas legalmente estabelecidas.

 

Não tem garantias

Nao-tem-garantiasPara garantir a cobertura do seguro em caso de sinistro, ou seja, no caso de roubo ou de acidente, a seguradora conta com um lastro financeiro consistente, que é apoiado por grandes instituições, inclusive internacionais.

Além disso, a seguradora credenciada pela Susep conta com o resseguro, que é uma espécie de depósito que as seguradoras fazem em uma instituição maior que reúne várias seguradoras e que garante que o seguro será pago, mesmo se a seguradora quebrar. Ou seja, o segurado conta com a certeza de que vai receber o seguro em caso de necessidade.

As cooperativas não oferecem as mesmas garantias e são vários os casos de pessoas que tiveram grandes prejuízos com veículos acidentados ou roubados. Mesmo acionando na Justiça a cooperativa responsável pela prometida proteção automotiva, grande parte não conseguiu o ressarcimento do prejuízo simplesmente porque a cooperativa não tinha dinheiro para pagar.

 

Não tem assistência de corretores

Nao-tem-assistencia-de-corretorescorretor de seguros é um profissional capacitado para atender o mercado securitário. Para adquirir essa condição, ele presta um exame que atesta sua capacidade. E somente após a aprovação ele pode requerer o registro na Susep. Credenciado, o corretor se torna capaz de orientar o segurado na contratação de um seguro, apresentando alternativas, analisando benefícios e acompanhando a tramitação do contrato.

Além disso, em caso de sinistro, o corretor também está apto a prestar toda a assistência ao segurado. Geralmente, os bons corretores de seguros conquistam a confiança dos clientes e se tornam consultores permanentes dos segurados, que costumam acompanhar por longos períodos.

No caso das cooperativas, a venda da proteção automotiva não vai além do interesse comercial da contratação de um serviço irregular e não é realizada por um profissional comprometido com o cliente. Certamente, nenhum corretor de seguros sério se envolve com esse tipo de transação.

 

Agora que você sabe os riscos em contratar uma Cooperativa ou Associação, ficou claro como é importante ter uma proteção através de uma Seguradora devidamente regulamentada pela SUSEP. Agora você pode escolher o melhor produto para proteger o seu veículo. Para saber mais, entre aqui.

 

Você ainda tem dúvidas sobre os riscos que oferecem o seguro de cooperativa ou associação?Então nos conte quais são as suas questões! Deixe um comentário!

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog