Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Salão do Automóvel de Frankfurt 2015

Publicado por Patrick Faria em 15-09-2015 20:02

Salão do Automóvel de Frankfurt 2015

Chegou a data tão esperada para o maior evento automobilístico mundial. O Salão do Automóvel de Frankfurt – Internetionalen Automobil-Ausstellung (IAA) de 2015 na Alemanha.

 O Evento será aberto ao público a partir desta quinta-feira dia 17 de setembro, mas desde ontem dia 14, os portões do salão já estão abertos para a imprensa conferirem as novidades que vem por ai no IAA.

 Para vocês que são fãs, assim como nós, e apaixonados por todas estas máquinas. Aqui no nosso blog você terá este artigo para saber um pouco mais sobre a história deste grande evento, e o que esperar para este ano das marcas e modelos que encantam nossos olhos. 

História

O Salão do Automóvel de Frankfurt - Internationalen Automobil-Ausstellung (IAA) - é uma das maiores exposições da indústria automobilística do mundo. O evento é promovido pela Verband der Automobilindustrie (Associação da Indústria Automóvel Alemã), sendo realizado em Frankfurt am Main, Alemanha, nos anos ímpares a exposição de veículos de passeio e nos anos pares a exposição de veículos comerciais em Hanôver.

 Na Alemanha o evento IAA, Internationalen Automobil-Ausstellung, foi iniciado em 1897 e pode ser considerado o mais antigo dos salões mundiais.

Sua primeira edição não foi em Frankfurt, e sim em Berlim, que foi palco deste grande evento até o ano de 1950.

Na primeira edição da IAA em 1897 foi exposto apenas 8 veículos, mas mesmo modesto em seu tamanho, naquela época já despertava grande interesse do público, para que a partir dali se transformasse em um dos principais eventos de referência para o mercado automobilístico mundial.

Após 1912 com o início da primeira grande guerra até seu final, houve algumas interrupções do evento, e somente retornando em Berlim em 1921. Mas por causa da grande guerra houve várias sequelas e boicotes, e por isso o Salão do Automóvel Alemão só retomaria seu prestigio e grande público a partir de 1931 recebendo nesta edição mais de 295 mil visitantes.

A última edição antes da segunda grande guerra aconteceu em 1939, seis meses antes de começar o conflito e recebeu um público recorde na época de 825 mil visitantes. Devido as grandes destruições de fábricas no país, a Alemanha ficou sem o evento novamente por muito tempo, e tendo seu retorno somente em 1950 na 33º do IAA.

Em 1951 o evento se mudou para Frankfurt se tornando palco atual do IAA. Neste ano o evento contou com as atrações Mercedes-Benz 220/300 e o BMW 501, primeiro carro de luxo da marca.

Em 1991 com o crescimento do salão, levou a ser divido em duas partes em suas edições. Nos anos impares somente automóveis de passeio em Frankfurt, e nos anos pares veículos comerciais em Hanover.

 

O QUE ESPERAR DO SALÃO DE FRANKFURT EM 2015?

 Nesta edição de 2015 em Frankfurt os fãs contarão com 219 estreias mundiais, sendo 1.103 expositores de 39 países.

 Para o presidente da Associação da Industria Automobilística (VDA) Matthias Wissmann, na conferência de imprensa da abertura do IAA na data de ontem 14 de setembro, este salão vai oferecer uma vista fascinante de mobilidade para nosso amanhã. A conexão de Carro e Rede em um só no futuro.

Conforme ele, os objetivos das indústrias é cada vez mais trazer conexões de mobilidade e rede para este mercado.

O carro que possuirá rede inteligente, que comunica com o ambiente e outros itens da estrada que trafega. Podendo estacionar de forma independente, com avisos antecipados de obstáculos de tráfego e prevenção de acidentes. Simplificando, a condução ainda mais segura e confortável nos próximos anos.

Será visto também neste IAA a integração cada vez mais importante dos motores elétricos. Onde muitos fabricantes vão trazer modelos nesta oferta para ingressar brevemente no nosso mercado automobilístico.

E também todos os modelos e lançamentos já aguardados para 2016 que serão mostrados pelos seus fabricantes.

 

Quais são os carros mais aguardados para este salão?

 Abaixo vocês vão encontrar quais são os carros mais aguardados para este salão de Frankfurt. Está lista foi apresentada em uma matéria do programa Auto Esporte, e estamos repassando para conhecimento do nosso público.

AUDI – e-tron Quattro Concept

Audi e-tronAudi e-tron quattro Concept (Foto: Divulgação)

Um SUV totalmente elétrico é a promessa da marca alemã para o salão. O e-tron quattro será exibido como conceito em Frankfurt e deverá ser produzido a partir de 2018. Segundo a Audi, o modelo terá autonomia para rodar cerca de 500 km com uma carga de bateria, que moverá 3 motores elétricos - um no eixo dianteiro e dois no traseiro -, dando um efeito de tração integral.

BENTLEY – Bentayga

Bentley

Bentley Bentayga (Foto: Divulgação)

A marca de luxo inglesa também quer tirar uma "lasquinha" do segmento dos SUVs, que está em alta na Europa. O Bentayga promete ser "o mais rápido, o mais potente, o mais luxuoso e o mais exclusivo SUV do mundo". Para isso, nada de motor "light": ele é empurrado por um 6.0 litros turbo com 12 cilindros que desenvolve 600 cavalos e 91,77 kgfm de torque. O propulsor leva o carro aos 100 km/h em 4,1 segundos e a velocidade máxima é de 301 km/h. 

 DS – DS4

DS DS4Nova frente do DS4 (Foto: Divulgação)

Marca de modelos "premium" produzidos pela Peugeot Citroën, a DS tem vida própria desde o último Salão de Paris. Em Frankfurt, ela vai exibir o DS4 renovado. Lançado em 2011 como segundo produto da gama, após o DS3, o hatch não ostentará mais o conhecido desenho da Citroën. A mudança, que começou no DS5, coloca o logotipo estilizado da linha DS no lugar do duplo "V" invertido. Com a renovação, ele passará também a ter uma versão aventureira.

FORD - Ranger

Ford RangerFord Ranger renovada (Foto: Divulgação)

 A Ford exibirá a Ranger reestilizada para o mercado europeu. O novo visual apareceu pela primeira vez em março passado, na Tailândia. Entre as opções de motorização, está a última geração do 3.2 a diesel de 5 cilindros, que é capaz de gerar 200 cavalos de potência e 47,92 kgfm de torque. Outro motor, o 2.2 de 4 cilindros, também movido a diesel, tem variantes de 130 cavalos e 160 cavalos.

HONDA – 2&4

Honda 2e4Honda 2&4 (Foto: Divulgação)

A montadora japonesa vai ousar em Frankfurt com um carro-conceito que usa o motor de uma de suas motos. O 2&4 conta com o propulsor 1.0 litro V4 da esportiva RC213V, que disputa a MotoGP e também ganhou versão para as ruas.

HYUNDAI – N 2025 Vision Grand Turismo

Hyndai VisionHyundai N 2025 Vision Grand Turismo (Foto: Divulgação)

A Hyundai vai aproveitar o Salão de Frankfurt para lançar uma submarca de carros de alta performance, a N. O "cartão de visita" será com a nova geração do i20 WRC (sigla para o Mundial de Rally). Baseado no hatch de mesmo nome, o modelo vai estrear no Rally de Monte Carlo, a prova inaugural do campeonato de 2016. Além do i20 das pistas, a Hyundai promete mostrar também um conceito que vai trazer a perspectiva da marca sobre características futuras dos carros de alta performance chamado N 2025 Vision Gran Turismo.

KIA - Sportage

Kia SportageNovo Kia Sportage (Foto: Divulgação)

A nova geração do Sportage deverá ser um dos principais lançamentos de Frankfurt. A empresa afirma que o SUV representa o futuro do design da marca, ou seja, os demais modelos vai seguir a mesma linha, principalmente na parte frontal. A grande diferença de estilo na frente tem relação com os faróis, que não estão mais integrados com a grade dianteira e aparecem mais para cima, o que lembra um Porsche.

JAGUAR – F-Pace

Jaguar F-paceJaguar divulgou imagens do F-Pace ainda camuflado (Foto: Divulgação)

A Jaguar também vai estrear no segmento dos SUVs com o F-Pace, que já tem lançamento confirmado para o Brasil, apesar de a marca dizer que o país não será um dos primeiros a recebê-lo. Baseado no conceito C-X17, o modelo divide a mesma nova plataforma na qual foi feito o sedã XE e deve manter características do modelo, como o uso de alumínio na carroceria em proporção maior do que as rivais vêm fazendo.

 MERCEDES-BENZ – Classe S Cabriolet

Mercedes Classe SMercedes-Benz Classe S Cabriolet e a versão anterior, de 1971 (atrás) (Foto: Divulgação)

Depois de 44 anos, a montadora alemã voltará a fazer uma versão conversível de seu modelo topo de linha, o Classe S. De acordo com a fabricante, o objetivo é criar o conversível mais confortável do mundo, com bancos e descansos de braço aquecíveis mesmo na fileira traseira. Além dele, o renovado C 63 AMG, o Classe C mais esportivo de todos os tempos, também será mostrado em Frankfurt.

 NISSAN - Gripz

Nissan GripzConceito Nissan Gripz (Foto: Divulgação)

A montadora vai revelar um conceito de SUV chamado Gripz. Pouca informação foi revelada até agora, mas a marca afirma que se inspirou no ciclismo e no clássico 240Z. O Gripz segue a "receita" dos crossovers, misturando elementos de utilitários esportivos, sedãs e minivans, e tem traços em comum com outro conceito de SUV, um compacto, o Kicks, apresentado no Salão de São Paulo 2014.

PORSCHE – 911 Carrera

Porsche 911Novo Porsche 911 Carrera (Foto: Divulgação)

A principal novidade do ícone da Porsche, o 911, será abandonar os motores aspirados e "abraçar" o turbo. Os novos propulsores 3.0 de 6 cilindros possuem dois turbocompressores, que elevam a potência a até 370 cavalos no modelo de entrada e a 420 cv no Carrera S - um aumento de 20 cv em comparação com os 3.4 e 3.8 aspirados, que equipam a versão anterior.

RENAULT – Mégane GT

MganeRenault Mégane GT (Foto: Divulgação)

A Renault vai lançar o novo Mégane, tentando colocar o hatch francês no mesmo nível do Volkswagen Golf e Peugeot 308. O modelo com visual renovado conforme a nova linha de design da marca francesa tem semelhanças com o sedã Talisman e ficou 28 milímetros maior na distância entre-eixos, em relação ao seu antecessor.

ROLLS-ROYCE – Dawn

Rolls RoyceRolls-Royce Dawn (Foto: Divulgação)

A marca que pertence à BMW vai lançar um "superconversível" de luxo com motor de 570 cavalos, o Dawn (amanhecer, em inglês). Com torque máximo de 79,5 kgfm, maior que o de  uma Ferrari 488 GTB (77,7 kgfm), a aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 4,9 segundos. A Rolls-Royce ainda afirma que o Dawn é o conversível mais silencioso já produzido e o modelo mais "sexy" da marca até hoje. 

SMART – For Two Cabriolet

SmartSmart ForTwo Cabriolet 2016 (Foto: Divulgação)

O destaque da Smart será a versão conversível do ForTwo com a cara da nova geração do supercompacto. Nas medidas, o Fortwo ficou 10 centímetros mais largo que o primeiro, saindo de 1,56 m para 1,66 m. Acompanhando as novas medidas do "carrinho", a capota ficou mais larga e pode ser usada em 3 posições: fechada, semiaberta, com barras que a sustentam, ou totalmente abaixada, sem as barras.

 VOLKSWAGEN – Tiguan

TiguanNova geração do Volkswagen Tiguan terá estreia em Frankfurt (Foto: Divulgação)

 A Volkswagen se adiantou e horas antes do seu tradicional pré-show, na véspera do salão, nesta segunda, revelou a cara do novo Tiguan. Ele mostra similaridades com o conceito Cross Coupe, exibido em Detroit, no começo do ano, com linhas mais retas, porém, com mais ousadias em elementos como faróis tomadas de ar e para-choques. Exagero estilístico de conceitos, o GTE tem enormes rodas de liga leve de 22 polegadas.

Confira a matéria completa do Auto Esporte g1.globo aqui!

Fontes da Matéria:

Wikipedia

Best Cars

IAA

 

Você achou essas informações úteis? Compartilhe nas redes sociais e assine nosso blog para receber dicas semanalmente.

 

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão