Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Saiba quais são os riscos de fazer um seguro com o perfil errado

Publicado por Patrick Faria em 04-11-2015 14:08

Saiba quais são os riscos de fazer um seguro com o perfil errado

Quem tem automóvel sabe o quanto é importante fazer um seguro, mesmo torcendo para nunca utilizá-lo. Escolher um seguro com uma cobertura que melhor atenda às suas necessidades é fundamental, não é mesmo?

O valor do seguro é estabelecido mediante uma série de fatores que são levados em conta a fim de determinar os riscos quanto a furtos, roubos e colisões, entre outros. São eles: os serviços de cobertura contratados, o perfil de risco do segurado e as estatísticas de sinistro da seguradora. Assim, é imprescindível não mentir e nem omitir informações ao preencher o questionário de avaliação de risco, para assegurar ao segurado a indenização e evitar problemas em caso de sinistro.

Mentir no questionário de avaliação de risco é fraude

Mentir no questionário de avaliação de risco é fraude

Infelizmente, muitas pessoas mentem no momento da contratação do seguro na tentativa de baratear o valor. Mediante este cenário, as empresas de seguros contam com profissionais especializados em sindicância, que vão investigar as causas do sinistro, quando este ocorrer, e averiguar o que foi dito à seguradora. Após averiguação e conclusão de que as informações fornecidas são falsas, as seguradoras podem anular o seguro ou até mesmo se recusar a fazer o pagamento da indenização.

As mentiras mais utilizadas pelos segurados

As mentiras mais utilizadas pelos seguradosAlguns itens do questionário de risco tornam a apólice de seguro mais cara, e os segurados sabem bem quais são estes. Alguns deles se aproveitam e lançam mão de mentiras para conseguirem um valor menor do que aquele que seria cobrado originalmente. Conheça algumas delas:

  • Minha residência tem garagem”, quando na verdade não tem;
  • Não utilizo o meu carro para trabalhar”, sendo que usa;
  • Ao ir trabalhar, estudar, passear e afins, sempre deixo o carro em estacionamento, nunca na rua”; quando o contrário é verdadeiro;
  • Colocar como principal condutor uma pessoa que tenha um perfil considerado “de menor risco”, sendo que não é esta quem mais dirige o carro;
  • Não há pessoa com idade entre 18 e 25 anos em casa que possa dirigir o carro”, quando na verdade há;
  • Utilizo o carro para viajar no máximo uma vez por mês”, quando a pessoa viaja mais que isso dentro deste período, passando muito mais tempo na estrada.

O barato pode sair muito caro!

O barato pode sair muito caroCom base em dados estatísticos, para as seguradoras, os jovens abaixo de 25 anos e os que possuem habilitação há menos de dois anos têm perfil de alto risco. Assim, o valor do seguro também é mais alto, pela maior chance de acidentes. Em razão disso, muitos jovens acabam colocando um dos pais como principal condutor do veículo para fechar um valor mais em conta. O que, em caso de sinistro, trará prejuízos.

A mentira prejudica todos

A mentira prejudica todosQuem mente prejudica a si e aos outros. Quando descoberto, o mentiroso sofre as penalidades cabíveis. Além disso, tem seu nome repassado a outras seguradoras, o que o impedirá de fazer um seguro no futuro. No final, todos são prejudicados, pois, contando com as fraudes, as seguradoras acabam por elevar seus valores.

Achou essas informações úteis? Compartilhe este texto em suas redes sociais para orientar seus amigos sobre a importância de não mentir na hora de fazer o seguro do veículo!

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Segurança, Moto, Prevenção, Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto