Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

O que você precisa saber sobre a CNH digital

Publicado por Patrick Faria em 20-09-2017 10:00

O que você precisa saber sobre a CNH digital

Aprovada no fim de julho pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a CNH digital estará disponível, por meio de aplicativo para telefones celulares, a partir de fevereiro de 2018.

De acordo com o Contran, a CNH digital terá o mesmo valor jurídico do documento impresso tradicional, que continuará sendo emitido normalmente em todo o país.

Como verificar a pontuação da carteira de motorista

O documento virtual será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital. Com ele, por exemplo, quem esquece a CNH impressa em casa não estará mais sujeito à multa e pontos na carteira.

Afinal, como obter a CNH digital?

Os interessados na habilitação digital devem, primeiramente, fazer um cadastro no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com um certificado digital. Em seguida, o motorista deve ativá-lo a partir de um link enviado por e-mail.

Essa ativação, contudo, deve ser feita no aparelho celular em que a CNH digital ficará salva e será protegida por um PIN. A senha será exigida sempre que o acesso ao documento for requerido.

Depois do registro, a CNH digital é exportada para o telefone e autenticada pelo Denatran, por meio da assinatura digital. O sistema, segundo o departamento, ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado. Para isso, é necessário que o usuário acesse o portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicite o bloqueio.

Tecnologia e desburocratização

No anúncio da aprovação da CNH digital, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, disse que o objetivo é “desburocratizar o processo”. Ele ressaltou, ainda, que há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento.

A tecnologia também faz parte, desde maio, das habilitações tradicionais, que contam com um QRCode para evitar fraudes.

Seguro para o meu veículo também pode ser descomplicado?

Como você pode ver, até os processos de emissão da CNH estão cada vez mais simples e desburocratizados. O mesmo também pode acontecer com seguro do seu carro ou moto.

A Suhai Seguradora possui um perfil de contratação simplificado, sem questionários longos e intermináveis para responder. Isso proporciona agilidade na contratação do seu seguro.

Em um mundo cada vez mais dinâmico, onde as pessoas buscam rapidez e facilidade, o seguro Exclusivo de furto e roubo da Suhai pode te oferecer tudo isso e muito mais: aceitação para veículos de qualquer marca, modelo e ano, Assistência 24 horas em todo o Brasil e preço até 80% menor que o seguro completo.

Converse com o seu corretor e faça uma cotação sem compromisso.

Hoje falamos um pouco sobre a CNH digital e como ela funcionará no Brasil a partir de fevereiro do próximo ano. Ficou alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p