Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Veja quais são os riscos de contratar um seguro pirata

Publicado por Patrick Faria em 21-12-2016 10:00

Veja quais são os riscos de contratar um seguro pirata

No Brasil milhões de novos automóveis estão em circulação a cada ano. E como todo crescimento pode apresentar consequências, com mais carros nas ruas aumentam também o número de acidentes, roubos e furtos.

Por isso, é essencial que você enquanto motorista esteja preparado para qualquer tipo de incidente optando por fazer o seguro do seu veículo. Isso faz toda diferença e é uma forma de garantir certa segurança e tranquilidade. Contudo, você deve estar atento quanto a idoneidade da seguradora para que não corra os riscos de contratar um seguro pirata. Veja abaixo quais são eles:

Seguro pirata – O que é?

Seguro pirata – O que é?

Muitos motoristas, que buscam por serviços de proteção para seu carro ou moto, quando se deparam com os preços das seguradoras preferem optar pelo seguro pirata, que nada mais é do que um serviço de proteção veicular oferecido por associações e cooperativas de seguros que não são autorizadas a funcionar pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

A SUSEP é o um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda responsável por fiscalizar e controlar o mercado de seguros, capitalização, previdência e resseguro em todo território brasileiro. É também dever desse órgão cuidar do bom funcionamento do mercado vetando práticas e fraudes que não estejam de acordo com a lei.

A Superintendência fez um apanhado e constatou que 277 entidades vendem a chamada “proteção veicular” ou “proteção automotiva” e essas não são fiscalizadas pela instituição. Dessa forma, o segurado não tem nenhuma garantia do recebimento da indenização em caso de sinistro. Mesmo assim, a SUSEP tem o direito e pode multar essas empresas e impedir seu funcionamento.

Segundo o Sincor (Sindicato Nacional dos Corretores de Seguros) mais de 1 milhão de motoristas no Brasil fizeram o chamado seguro pirata tanto para carro quanto para moto. Geralmente as apólices de uma seguradora pirata são 60% mais baratas do que das seguradoras oficiais.

Riscos de contratar um seguro pirata

Além do risco de você não ter garantia do recebimento da indenização, existem outros a saber:

Não asseguram fluxo de caixariscos-de-contratar-um-seguro-pirata.png

As seguradoras são obrigadas pela Superintendência de Seguros Privados a terem uma reserva de fluxo de caixa para que, em caso de sinistros, elas possam ter recursos para pagarem indenização aos seus clientes. As associações e cooperativas não asseguram essa reserva. Desse modo, só haverá o pagamento da indenização caso haja pagamentos dos associados naquele mês. Além disso, uma seguradora pirata tem grandes chances de “quebrar” por má gestão dos valores recebidos.

Falta de atendimento e atraso no pagamento do seguro

Outro risco de contratar um seguro pirata é que essas associações e cooperativas que atuam clandestinamente alegam que a partir do instante em que você assina o contrato como membro daquela entidade, você não pode mais reclamar como consumidor para o Procon (Código de Defesa do Consumidor), ou seja, você passa a ter uma falta de atendimento e pode sofrer atraso no pagamento do seguro.

Apesar de todos esses riscos você pode recorrer juridicamente ou ao Procon caso seja lesado por alguma seguradora pirata. O condutor que cair em alguma dessas armadilhas pode denunciar na SUSEP o ocorrido. Inclusive, no site desse órgão há uma lista de seguradoras autorizadas que você pode consultar a fim de saber se a companhia de seguro que está contratando possui autorização legal para funcionar.

Suhai – Regulamentada pela SUSEP

Suhai – Regulamentada pela SUSEPA Suhai Seguradora é uma das companhias de seguro que funciona de modo legal vez que está devidamente regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Trata-se de uma empresa que te proporciona um seguro com valor até 80% mais barato que um seguro completo de outras seguradoras. Inclusive a Suhai aceita veículos de todos os modelos, marcas e anos

Por meio de seu seguro exclusivo de Furto e Roubo + assistência 24h em todo Brasil, você se sentirá mais tranquilo em relação à segurança de seu patrimônio, contratando este seguro.

Na Suhai você encontra o seguro de furto e roubo com uma economia de até 80% em relação ao seguro completo! Preço justo, que cabe no seu bolso, para cobertura essencial que você precisa para proteger seu veículo.

E não tem franquia, viu? Gostou?

Solicite uma cotação agora mesmo! Eles aceitam todos os modelos de carros e motos.

Portanto, agora que você já sabe quais os riscos de contratar um seguro pirata, procure evitar serviços de associações e cooperativas clandestinas. E você, conhece alguém ou já foi vítima de uma seguradora pirata? Registre nos comentários!

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto