Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Regulagem do Retrovisor: Confira 3 dicas valiosas!

Publicado por Vanessa Luchini em 07-05-2018 10:30

-como-regular-o-retrovisor-do-carro-corretamente

A resolução CONTRAN n°226, de 2007, estabelece os requisitos necessários para os espelhos retrovisores de veículos automotores. Além de serem itens de segurança obrigatórios, eles devem ser usados corretamente pelo condutor, para que o campo de visão seja maior e melhor, com a diminuição de pontos cegos.

A boa prática ao regular retrovisor auxilia (e muito) na prevenção de acidentes. Neste sentido, separamos algumas dicas que vão auxiliar você na configuração ideal do espelho. Confira!

Posicione o banco corretamente

Antes de começar, é necessário ajustar o assento do motorista. Estar confortável e bem posicionado é imprescindível para que o ato de dirigir não se torne um causador de problemas. Para fazer isso de maneira adequada, siga os seguintes passos:

  • destrave o banco e o posicione de modo que consiga apertar os pedais de freio, embreagem e acelerador até o fundo.
  • configure a inclinação do assento — você deve ficar em posição ergonômica para conseguir segurar a parte superior do volante com os braços levemente flexionados.
  • se seu carro tiver regulagem de altura do volante, combine esse item com o passo anterior.

Ajuste o retrovisor interno

Neste passo, você não vai encontrar muita dificuldade. Basta regular o espelho de tal forma que ele pegue a maior parte possível do vidro traseiro. 

Há algumas versões recentes de veículos que trazem uma câmera traseira, com o objetivo de transmitir uma imagem panorâmica da parte de trás do veículo no espelho central. Em suma, ao utilizar esse retrovisor, é fundamental que você mova apenas seus olhos, e não sua cabeça.

Regule os retrovisores externos

Esses são um pouquinho mais chatos de regular. Os mais experientes têm macetes e receitas para configurá-los melhor. Outras pessoas preferem deixar os retrovisores externos levemente inclinados para baixo, buscando auxílio durante estacionamentos. Entretanto, o correto é regulá-los de forma que você consiga ver nítida e inteiramente qualquer objeto situado a alguns metros do carro nos dois retrovisores.

Na prática, o mais indicado é delimitá-los para que você enxergue apenas uma pequena parte da lateral do carro, no canto dos espelhos.

 

E aí, foi útil saber como algumas dicas para regular retrovisor? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo aqui no blog!Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Curiosidades

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog