Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Reciclagem preventiva evita suspensão de CNH de motoristas de caminhão

Publicado por Rachel Soares em 27-12-2017 10:00

Reciclagem preventiva evita suspensão de CNH de motoristas de caminhão

Desde novembro os motoristas de caminhão, carreta e ônibus têm a opção de fazer curso de reciclagem antecipada para evitar a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por excesso de pontos de infrações de trânsito. Por lei, a suspensão ocorre quando o motorista atinge 20 pontos no período de um ano.

A nova norma permite fazer reciclagem condutores que contabilizarem 14 pontos. A medida vale para os profissionais das categorias C, D e E que tiverem o registro de atividade remunerada na CNH.

A reciclagem antecipada é baseada em Lei Federal 13.281, de 2016, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no final de 2017. As mudanças ocorrem junto com a nova regra que aumenta o tempo mínimo da suspensão da carteira, de um para seis meses.

Motoristas de caminhão podem recorrer

A suspensão da CNH não é feita imediatamente. Primeiro, o condutor recebe uma notificação do Detran, depois disso ele ainda pode recorrer em diversas instâncias.

Mas caso seja confirmada a punição, tem de entregar a carteira de habilitação no Detran e assinar o termo de suspensão. A partir de então tem início o cumprimento da pena e o motorista fica impedido de dirigir.

Suspensão da CNH pode ser de até dois anos

Se durante o período em que estiver com a CNH suspensa o motorista for flagrado conduzindo algum veículo, a penalidade aumenta ainda mais, podendo ter o documento cassado por dois anos. Nesse caso, além de fazer curso de reciclagem, tem de refazer os exames médico, psicotécnico, teórico e prático. Ou seja, todo o trâmite exigido para tirar a habilitação.

Conteúdo das aulas

Não há mudanças quanto ao conteúdo das aulas do curso de reciclagem. A grade curricular e a carga horária permanecem as mesmas: 12 horas de aulas para Legislação de Trânsito, 8 horas para Direção Defensiva, 4 horas para Noções de Primeiros Socorros e 6 horas de Relacionamento Interpessoal.

Dirigindo Seguro

Como você sabe, dirigir seu caminhão com prudência, respeitando às leis de trânsito, evita quase que sempre, eventuais penalidades na carteira e acidentes.

Mas os imprevistos na estrada, o impedem de evitar um eventual Furto ou Roubo do seu patrimônio, certo?

Sendo assim, para dirigir com mais segurança, faça para seu caminhão, o Seguro Exclusivo de Furto e Roubo da Seguradora Suhai, com preços até 80% menores do que o seguro completo, Assistência 24 horas em todo o país e uma contratação rápida e sem burocracia.

Consulte já seu corretor. Se não tiver, solicite um em nosso site: www.suhaiseguradora.com

Seguro para Caminhão Suhai

Categorias: Caminhão

Escrito por Rachel Soares

Rachel Coelho é coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Formada em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, ao longo de sua carreira descobriu que a comunicação e o compartilhamento de informações são fundamentais para esclarecer, educar e, principalmente, conectar pessoas e empresas. Como toda boa mineira de Belo Horizonte, ela é apaixonada pela culinária regional e adora descobrir o que cada cidade que visita tem de melhor para oferecer.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p