Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Rastreamento de veículos: quando vale a pena contratar esse serviço?

Publicado por Patrick Faria em 06-11-2015 14:39

Com os preços cada vez mais acessíveis, o rastreamento de veículos tem se tornado uma prática bastante popular entre motoristas e empresas de logística. Porém, mesmo que apresente diversas vantagens, nem sempre é útil para todo mundo e, ao contrário do que muita gente pensa, não substitui o seguro automotivo. Por isso, antes de fechar negócio, leia o nosso texto e descubra quando vale a pena contratar esse serviço.

Como funciona o rastreamento de veículos?

O rastreamento de veículos é possível graças a um sistema que acompanha o veículo em tempo real, registrando a sua localização em qualquer lugar do mundo por meio do uso do sistema GPS (Global Position System). Com ele, também é possível monitorar outros dados, como a velocidade do automóvel, sua quilometragem e as rotas percorridas.

Todas essas informações passam por uma central de monitoramento, que fornece os dados pela internet para os clientes e está sempre pronta para agir nas situações necessárias.

Quais são as principais vantagens do rastreamento de veículos?

O rastreamento de veículos oferece inúmeras vantagens para quem opta pelo serviço, mas estas vantagens estão diretamente ligadas para quem trabalha com logística e quer monitorar suas entregas em tempo real. Com ele, é possível acompanhar as rotas escolhidas pelo motorista e se o cronograma está sendo seguido ou se existem atrasos. Além disso, também ajuda a garantir a segurança da carga, já que é possível saber sempre a localização do veículo.

Para quem se preocupa com a própria segurança, o rastreamento de veículos pode ajudar, mas não garante a localização do bem. As chances reais de localização do veículo, em caso de um eventual sinistro são em média de 60%, segundo fontes de mercado.

De qualquer forma, as empresas oferecem a opção de instalação de um botão de pânico, e com ele é possível acionar a central de monitoramento em caso de qualquer perigo. Ao receber o alerta, a central envia a polícia imediatamente para o local que o veículo está. Outro recurso é a chamada cerca eletrônica, que delimita uma área de circulação e avisa toda vez que o veículo ultrapassa o perímetro preestabelecido.

O rastreamento de veículos substitui o seguro?

A resposta é simples: o rastreamento não substitui o seguro, que continua sendo a melhor opção para quem quer ficar tranquilo em relação aos seus veículos. Apesar de um veículo com rastreador ser mais fácil de localizar e facilitar a recuperação, nem sempre isso acontece. E pior, a empresa responsável pelo rastreamento não paga indenização nesses casos.

O rastreamento possui como principal objetivo, oferecer a logística e não a recuperação do veículo.

Por isso, fique atento: caso uma empresa prometa reembolsar o valor do veículo em caso de sinistros, pode ser uma fraude e é uma operação considerada ilegal pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). A melhor opção é sempre contar com um seguro automotivo, garantindo toda a proteção necessária em caso de roubos, furtos e acidentes.

Para não correr este risco, antes de fechar um plano de rastreamento com indenização, procure um corretor e descubra se ela possui SUSEP. Se não possuir, não feche negócio, pois pode estar contratando um serviço ilegal.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o rastreamento de veículos e suas vantagens logísticas, conte para a gente se pretende passar a utilizar esse serviço. Aproveite e leia também o nosso texto sobre quando vale a pena usar a franquia do seu seguro.

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Curiosidades

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão