Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Qual o melhor sapato para dirigir?

Publicado por Patrick Faria em 06-04-2016 9:30

QUAL O MELHOR SAPATO PARA DIRIGIR?

Na hora de comandar um volante, muitos se preocupam com vários fatores, como cinto de segurança, ajuste do banco e dos espelhos, e acreditam que esses pequenos detalhes já são suficientes para segurança no trânsito. Entretanto, é necessário também ficar atento à escolha do calçado para dirigir.

Você sabia que optar por um sapato inadequado pode prejudicar seu desempenho no volante? Além disso, pode resultar até mesmo em acidentes! Por isso, iremos esclarecer nesta matéria quais os melhores calçados para esta atividade.

Os melhores sapatos para dirigir

OS MELHORES SAPATOS PARA DIRIGIR

Vale ressaltar que os melhores sempre serão aqueles que ficam firmes nos pés e têm boa aderência em sua sola para não apresentar riscos ao pé de escorregar. Tênis, mocassins e sapatilhas são ideais.

Os esportivos são os melhores, justamente porque são extremamente confortáveis e possuem uma aderência adequada. Os mocassins também são excelentes para conduzir um veículo, já que possuem uma estrutura flexível e leve. Além disso, auxiliam na transpiração dos pés – o que deixa o motorista mais confortável - e possuem ótima aderência nas solas.

As mulheres podem utilizar sapatilhas. Na hora de escolher as sapatilhas, opte pelas que têm solas mais rijas, pois irão ajudar na aderência. Elas também são sinônimo de conforto, comodidade e, claro, frescor! Os saltos mais baixos também podem ser utilizados, já que não atrapalham tanto como os altos. Para as amantes do salto alto, temos uma dica! Que tal deixar um sapato baixo e confortável no carro? Desta maneira, quando você quiser sair mais elegante com os saltos, é só trocar na hora de dirigir. Ótima solução, não é?

Calçados para evitar na hora de dirigir

CALÇADOS PARA EVITAR NA HORA DE DIRIGIROs saltos altos, plataformas, sociais masculinos e botas estão entre os piores calçados para esta atividade. Quer saber o motivo? Os saltos altos são um perigo para dirigir, pois escorregam, além de interferir na postura dos pés. Além disso, o salto pode fincar no tapete, rasgá-lo e ainda fazer a motorista perder o controle.

As sandálias de plataforma também não são ideais para esse momento. Elas não oferecem contato suficiente com os pedais e isso prejudica a força que precisa ser colocada sobre eles. Neste caso, os pés também ficam totalmente desconfortáveis.

Por fim, os sapatos sociais e as botas possuem uma estrutura e sola extremamente rígidas, e isso pode trazer desconforto na hora de dirigir.

Posso dirigir de chinelo ou descalço?

POSSO DIRIGIR DE CHINELO OU DESCALÇO?Muitos acreditam que é proibido utilizar certos calçados para dirigir, porém o Código Nacional de Trânsito brasileiro não censura o uso de nenhum tipo de sapato. Entretanto, os calçados que não ficam firmes aos pés ou não tenham boa aderência podem comprometer o uso dos pedais, e isso resultaria em uma infração média, com perda de 4 pontos na carteira e uma multa no valor de R$ 85.

Dirigir descalço pode ser uma boa alternativa, pois o motorista não corre o risco de ter calçado soltando dos pés. Entretanto, pode machucar os pés devido a textura dos pedais.

Para finalizar, não é recomendável dirigir de chinelo! Eles podem escapar e até mesmo enroscar no assoalho, resultando em uma manobra inesperada e, consequentemente, em um acidente.

Como deixar meu calçado adequado para dirigir

COMO DEIXAR MEU CALÇADO ADEQUADO PARA DIRIGIRÉ importante seguir algumas sugestões para ter o conforto e proteção ideal na hora de dirigir. Em primeiro lugar, o calçado escolhido deve sempre estar ajustado ao pé (nunca os deixe muito apertados ou largos).

As solas precisam estar limpas e secas, assim elas não perderão a aderência em contato com os pedais. Também tenha atenção com o desgaste das solas, pois se estiverem muito lisas, podem escorregar na hora de tocar os pedais. Ah, e fique de olho no material do tapete do carro, já que seu calçado pode enroscar nele.

Além de usar um calçado adequado, um item de proteção que nunca você pode deixar de ter, é o seguro do seu veículo. Fazer o seguro proporciona ainda mais tranquilidade na hora de dirigir. A Suhai oferece até 80% de economia na contratação do seguro e conta com assistência 24 horas para as situações de emergência. Faça já sua cotação!

Você já teve algum problema por dirigir com algum calçado inadequado? Em sua opinião qual o melhor sapato para conduzir um carro? Conte para nós nos comentários! Quer ver mais dicas como estas? Siga o nosso blog!

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto