Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Conheça os prós e contras do câmbio automático ecâmbio manual

Publicado por Patrick Faria em 18-05-2016 10:30

Conheça os prós e contras do câmbio automático ecâmbio manual

Pouca gente sabe, mas o câmbio automático, presente hoje em grande parte dos carros novos, foi invenção de dois brasileiros. A patente deles foi vendida em 1932 para a multinacional americana General Motors (GM), que decidiu aperfeiçoar o mecanismo a fim de deixá-lo mais prático e eficiente antes de chegar às concessionárias.

Atualmente, essa tecnologia tem sido bastante procurada no mercado automobilístico brasileiro. De acordo com as principais fabricantes, nos próximos quatro anos, metade da frota do país estará equipada com câmbio automático – hoje o percentual é de apenas 15%. Além de garantir maior conforto e comodidade, o sistema pode ser um grande aliado na hora de enfrentar um engarrafamento, mas a dúvida sobre qual deles escolher ainda existe.

Diferenças entre o câmbio automático x câmbio manual

Diferenças entre o câmbio automático x câmbio manual

O mecanismo manual é um sistema de engrenagens que permite que o condutor de um veículo escolha a marcha mais adequada para o seu deslocamento. Por oferecer maior autonomia e controle na troca de marcha, pode transmitir mais confiança a quem dirige, já que a embreagem é trocada pelo próprio motorista.

Já o câmbio automático é voltado para carros mais modernos e que prezam o conforto. Seu sistema permite que a mudança de marchas seja realizada pelo sistema de transmissão do veículo, que detecta de modo inteligente a relação entre a velocidade e a rotação do motor. Este processo é responsável por trocar automaticamente a rotação do motor, de forma quase imperceptível ao condutor.

Outra opção nova e bastante eficiente é o CVT (Continuously Variable Transmission). Este mecanismo, ainda novo no mercado, faz com que a marcha tenha transmissões infinitas. Dessa forma, o sistema permite uma aceleração contínua, sem trancos, o que dá a impressão de que o carro nunca troca de marchas. Além de não ter engrenagens em sua estrutura, a tecnologia pode reduzir em até 10% o consumo de combustível.

Vantagens e desvantagens entre o câmbio automático e manual

Vantagens e desvantagens entre o câmbio automático e manualApesar de possuir manutenção mais barata, o câmbio manual está mais propenso ao conserto do que o automático, pois se as marchas forem mal acionadas, a embreagem poderá ser comprometida. Além de tudo, esse mecanismo exige mais esforço do condutor e faz com que ele tenha a sensação de cansaço após dirigir por muito tempo.

Os veículos automáticos, por sua vez, garantem maior conforto a quem dirige, pois deixam o pé esquerdo livre. Ainda assim, consomem mais combustível, pois para funcionar, o motor precisa trabalhar com mais intensidade. Por ter uma tecnologia diferenciada, é preciso se preparar para pagar valores altos em sua manutenção.

Em resumo, a escolha do tipo de câmbio ideal dependerá das necessidades e expectativas de cada condutor. A nossa dica é colocar todos os prós e contras na balança para analisar antes de financiar ou comprar um carro com esta tecnologia.

Independente da sua opção de câmbio, para se proteger e ficar mais tranquilo ao sair nas ruas, uma ótima maneira é fazer um seguro para o veículo. Essa é a melhor alternativa para se prevenir contra surpresas desagradáveis.

Se você quer uma boa notícia, saiba que a Suhai possui os melhores planos e preços de seguro furto e roubo para você. Além disso, aceitamos todos os tipos de veículos e oferecemos assistência técnica 24 horas para as situações de emergência. Procure já um corretor e faça sua cotação!

Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens desses tipos de câmbio, nos conte qual foi a sua experiência! Aproveite para ler outros conteúdos exclusivos que preparamos especialmente para você.

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p