Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

O que é SUSEP?

Publicado por Vanessa Luchini em 27-06-2018 10:00

Saiba como contratar um Seguro Auto sem riscos de ser pirata

Se você contratou um seguro de carro ou moto ou está pesquisando para segurar seu veículo, certamente já se deparou com a palavra SUSEP, acertei? E geralmente, nas notícias ou artigos de blog a sigla aparece como se todos soubessem o que ela significa. Mas tenho certeza de que a maioria deve passar batido ou se perguntar: “O que é Susep?”.

Pois bem, hoje decidi escrever sobre esse órgão que é extremamente importante para todas as pessoas que querem contratar qualquer tipo de seguro, seja residencial, auto, de vida etc.

Como se define a SUSEP?

Como se define a SUSEP?

A SUSEP é uma autarquia da Administração Pública Indireta Federal brasileira, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil.

Vinculada ao Ministério da Fazenda, ela foi criada pelo Decreto-Lei n° 73 em 21 de novembro de 1966, que também instituiu o Sistema Nacional de Seguros Privados, do qual fazem parte o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a SUSEP, o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalização, as entidades de previdência privada, aberta e os corretores habilitados.

A SUSEP é responsável por fiscalizar tantos os seguros privados quanto os públicos e tem dois objetivos claros: a proteção ao consumidor (respeito à garantia dos direitos e oferta de produtos justa) e a saúde do mercado (coibir fraudes e práticas de concorrência predatória).

Assegurando o direito dos consumidores

Assegurando o direito dos consumidores

Imagine um acidente com diversos veículos - carros, motos e um caminhão - e que, por coincidência, todos estejam segurados pela mesma companhia. Como a seguradora poderá arcar com todos os danos? A resposta é simples: usando o fundo de reservas, que é obrigatório por lei e fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP.

O objetivo da SUSEP é certificar que as seguradoras façam exatamente o que se comprometem: segurar - ou seja, arcar com os danos - no caso de um incidente ou acidente previsto na apólice contratada.

A SUSEP, portanto, fiscaliza os fundos de reserva obrigatórios das seguradoras, visando atestar que as companhias habilitadas para operar neste mercado tenham recursos para indenizar os sinistros dos seus segurados, mesmo se e quando chegarem a vias de falência.

Se o nosso mercado de seguros se encontra isento de ser usado de forma distorcida - com especulações por parte de consumidores ou empresas visando o ganho financeiro em detrimento da proteção ao risco , isso é graças à SUSEP!

O seguro barato, que não é pirata!

O seguro barato, que não é pirata!

Para garantir a proteção do seu veículo e evitar dissabores na hora de acionar o seguro, certifique-se de que a empresa que está oferecendo seguro para seu veículo é realmente uma seguradora, ou seja, uma entidade associada à SUSEP.

Muitos clientes caem na armadilha do seguro pirata, contratando seguro falso oferecido por associações, cooperativas e empresas de rastreamento; não caia nessa!

Cuidado com as propagandas falsas e ofertas tentadoras; pois o barato sai caro.

Uma boa dica é consultar o site do Reclame Aqui e conferir a reputação da empresa que está lhe ofertando o “seguro”. Se a “carinha” do site do Reclame Aqui não for “Ótima”, caia fora.

Uma empresa que respeita o consumidor, tem a melhor nota de referência no Reclame Aqui, oferece um seguro acessível, regular entre vários outros benefícios para quem está procurando uma excelente opção custo x benefício, é o seguro Suhai.

A Suhai Seguradora é especialista em seguro de furto e roubo, e por este motivo, consegue oferecer preços até 80% mais baratos que um seguro completo, assistência 24 horas em todo Brasil, um processo simplificado de contratação e ausência de franquia.

Quer mais? Aceita todos os tipos de moto, carro ou caminhão, inclusive taxistas, esportivos, blindados, tunados, rebaixados, carros de coleção, importados e caminhonetes, de qualquer marca, modelo ou ano.

Peça uma cotação para seu corretor. Se não tiver, peça a indicação de um em nosso site: www.suhaiseguradora.com

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Curiosidades

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog