Faça sua cotação

Blog do Condutor

O que diferencia o seguro táxi dos de carro de passeio?

Publicado por Patrick Faria em 11-11-2016 14:48

o-que-diferencia-o-seguro-taxi-dos-de-carro-de-passeio-1.jpg

Para quem trabalha com o próprio carro, dependendo dele para manter o seu sustento e de sua família, é imprescindível que o veículo esteja segurado. Afinal de contas, só assim é possível contar com a proteção para o caso de uma fatalidade acontecer. É por isso que as seguradoras possuem um perfil especial para quem trabalha como taxista: o seguro táxi.

Taxistas geralmente são pessoas muito trabalhadoras e, assim, passam a maior parte de seus dias nas ruas, buscando e levando passageiros. Eles estão expostos a diversos riscos com seus carros, principalmente nas grandes cidades, onde os índices de roubos e furtos são maiores e o trânsito é caótico.

Esse é um dos motivos para que esse tipo de seguro seja mais caro do que um para carro de passeio, já que o risco de sinistro é maior e as coberturas geralmente são mais amplas.

Táxis possuem maior risco de acidentes

Taxis-possuem-maior-risco-de-acidentes.jpg

Como o veículo está nas ruas por longos períodos, o risco de uma colisão aumenta. Por mais que o motorista seja cuidadoso, as seguradoras entendem que não dá para prever todas as ações dos outros condutores. E quanto mais tempo rodando e maiores as distâncias, maior é também a probabilidade de ocorrer um sinistro.

Por outro lado, o risco de acidentes também aumenta porque o táxi está sujeito a enfrentar trajetos menos conhecidos. A maior parte utiliza seus carros em rotas que já estão acostumados, como ir para o trabalho ou para a faculdade e voltar para a casa. Assim, a probabilidade de erros é menor.

Além disso, os táxis precisam muitas vezes trafegar em vias com condições ruins, ruas esburacadas que normalmente seriam evitadas pelos veículos de passeio. Isso aumenta as chances de problemas mecânicos, que exigem os serviços de um guincho, por exemplo.

 

Maior perigo de sofrer um assalto

Maior-perigo-de-sofrer-um-assalto.jpg

Pelo mesmo motivo, por estarem muito tempo nas ruas, inclusive em horários de pouco movimento, como madrugadas e feriados, os taxistas estão mais expostos à ação de assaltantes.

Mas isso ocorre também pela natureza de seu ofício. Enquanto os proprietários de carros de passeio comuns evitam desconhecidos por não saberem sobre suas intenções, os táxis precisam ir atrás deles, pois são potenciais clientes. Assim, o risco de abrir suas portas a alguém mal-intencionado é muito maior.

Essa maior probabilidade de assaltos influencia no valor do seguro, pois, muitas vezes, o carro acaba sendo levado também. E com o recente aumento de carros brancos nas ruas, táxis passaram a sofrer mais com roubos de veículos, para servirem como fonte de peças e partes em desmanches ilegais.

 

A cobertura maior de um seguro táxi encarece o serviço

A-cobertura-maior-de-um-seguro-taxi-encarece-o-servico.jpg

Por esses riscos, as seguradoras embutem uma série de serviços e uma cobertura mais ampla nos seguros táxi. Eles incluem serviços comuns como guincho 24 horas e assistência mecânica, mas também uma agilidade maior na resolução de sinistros para que o taxista possa voltar a trabalhar o mais rápido possível.

Além disso, muitos seguros para táxis contam com proteção para os passageiros, já que eles podem, também, ser vitimados em acidentes ou assaltos, reparação de lucros cessantes, para os dias sem trabalhar, e até seguro de vida para o motorista. O ideal, então, é ter cuidado ao contratar um seguro que melhor se encaixe nas necessidades do taxista.

Portanto, o seguro táxi geralmente é mais caro pois prevê um maior risco de sinistros e tem uma cobertura bem mais variada que dos carros particulares.

Como o seguro para Taxi, quase que sempre, é muito elevado, indicamos aqui o seguro exclusivo de furto e roubo, pois ele possui um custo mais em conta, podendo chegar numa economia de até 80% em relação ao seguro completo e assistência 24 em todo Brasil.

Uma seguradora especialista neste tipo de seguro é a Suhai Seguradora. Informe-se mais acessando o site: www.suhaiseguradora.com

Fonte de imagens: suhai.sg/2fDXEnV suhai.sg/2fhcmTw suhai.sg/2fUCUMB suhai.sg/2g199Ji 

Cotação seguro roubo furto carro

 

 

 

Categorias: Carro

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog