Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Moto Nacional x Importada: O que muda nas duas categorias?

Publicado por Rachel Soares em 27-11-2017 11:00

moto-nacional-x-moto-importada-saiba-o-que-muda-nas-duas-categorias.jpg

Em um fim de semana como outro qualquer, Marcelo saiu de moto com os amigos. Era para ser apenas um passeio descontraído longe da agitação urbana. Em um momento de descuido, porém, a motocicleta foi furtada. Mas esse não foi o maior problema. Por ser uma moto nacional de alta cilindrada, Marcelo optou por não colocá-la no seguro, temendo o alto preço. 

Esperamos que isso nunca tenha acontecido com você, pois, perder um bem tão estimado é, no mínimo, frustrante. Contudo, o fato é que isso pode acontecer com qualquer pessoa. Ao analisar o IVR — Índice de Veículos Roubados —, da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), nota-se que as motocicletas ocupam posições de destaque.

Mas, quais são as diferenças entre as motos nacionais e importadas na hora de fechar contrato com a seguradora? O perfil do segurado afeta o valor do seguro? Como deixar seu veículo seguro e por um preço acessível? Leia o post e saiba mais sobre o assunto.

Moto nacional ou importada: o que muda? 

Moto-nacional-ou-importada-o-que-muda.jpg

Basicamente, as seguradoras levam em consideração três fatores. Vamos analisar cada um e entender porque eles tendem a aumentar os preços dos seguros:

  • peças de reposição: no caso de motos nacionais, a aquisição de componentes é bem mais fácil. Já para alguns modelos de motocicletas importadas, as peças também têm de vir do exterior;
  • lojas autorizadas: é mais difícil encontrar lojas autorizadas ou mesmo concessionárias de veículos importados, especialmente se você não mora em uma capital;
  • ano e modelo da moto: quanto mais antiga, mais difícil é para conseguir peças novas. Para valer a pena cobrir um bem desse tipo, a seguradora precisa cobrar um valor mais alto do que a média.

Perfil do condutor: faz diferença? 

jovem-dirigindo.jpg

Se você já passou pelo processo de contratar um seguro, deve ter percebido que, para a maioria das seguradoras, o perfil do condutor importa muito. Em alguns casos, a empresa pode até recusar proteção a determinado veículo. 

Entre as informações que geralmente constam no questionário de avaliação de risco, estão incluídas: 

  • idade e sexo do condutor principal;
  • região de circulação do veículo;
  • local de estacionamento — se é em garagem aberta ou fechada;
  • tempo de habilitação do condutor principal;
  • forma de utilização (uso profissional, para lazer etc);
  • endereço da residência.

Vamos dar um exemplo de como a seguradora interpreta esses dados: um condutor do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 anos, está mais propenso a acidentes e roubos; talvez por inexperiência, imaturidade ou descuido.

Em casos assim, a frequência com que a seguradora pode ser acionada é maior. Para tentar baixar o valor, alguns omitem ou passam informações incorretas. Porém, ao ocorrer um sinistro (ocorrência prevista na apólice de seguro) o beneficiário pode perder o direito a cobertura, de acordo com o artigo 766 do Código Civil.

Valor do seguro muito alto: o que fazer? 

valores.jpg

Nessas circunstâncias, talvez a primeira ideia a surgir seja deixar o seguro de lado. Foi isso que o Marcelo fez, e obteve péssimos resultados, lembra?

Felizmente, na Suhai Seguradora você encontra uma solução: O Seguro Exclusivo de Furto e Roubo. Um seguro que traz grandes vantagens para os proprietários de motocicletas, confira:

- Isenção do pagamento de franquia em caso de sinistro, por se tratar de uma franquia reduzida

- Assistência 24 horas em todo o Brasil

- Valor quase 80% menor se comparado com uma cobertura compreensiva

- Aceitação para qualquer tipo de moto, seja nacional ou importada, de qualquer ano, marca ou modelo.

Com certeza você deseja ficar tranquilo nos seus momentos de lazer e deixar seu patrimônio seguro. Não importa se a sua moto é nacional ou importada, o importante mesmo é deixar sua motocicleta segura.

Mas, e você? Quais foram as dificuldades que teve ao tentar contratar um seguro? O que espera de uma boa seguradora? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte de imagens: http://suhai.sg/2zlWRnYhttp://suhai.sg/2yHngNw  http://suhai.sg/2hlJE7F 

 Cotação seguro roubo furto moto

Categorias: Moto, Curiosidades

Escrito por Rachel Soares

Rachel Coelho é coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Formada em Relações Públicas e Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, ao longo de sua carreira descobriu que a comunicação e o compartilhamento de informações são fundamentais para esclarecer, educar e, principalmente, conectar pessoas e empresas. Como toda boa mineira de Belo Horizonte, ela é apaixonada pela culinária regional e adora descobrir o que cada cidade que visita tem de melhor para oferecer.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p