Faça sua cotação

Blog do Condutor

Manutenção de freios: descubra o momento ideal

Publicado por Vanessa Luchini em 19-11-2018 10:30

240785-manutencao-de-freios-descubra-o-momento-idealCada vez mais complexos e cheios de tecnologias embarcada, os sistemas de freio são essenciais para a sua segurança e a de seu veículo. Diante desse papel tão importante, você deve estar sempre atento para possíveis sinais que o carro dá quando algo está errado ,e fazer a manutenção de freios sempre que necessário.

Não existe um prazo específico para substituir esse equipamento, pois isso depende de diversos fatores, como o trajeto de circulação, frequência de uso e peso do carro. Por esse motivo a revisão deve ser feita regularmente para detectar problemas antes mesmo que eles aconteçam, evitando imprevistos no trânsito.

Neste post, você vai conhecer o momento ideal para fazer a manutenção de freios e como identificar possíveis problemas em seu veículo. Vamos lá?

Confira se há problemas nas pastilhas de freio

Sempre em contato com o disco de freio, as pastilhas precisam de atenção constante, pois tendem a se desgastar e ter sua capacidade de frenagem reduzida.

Sabe quando você freia o veículo e ele demora a parar, além de emitir um barulho estranho? Esses são os principais sinais de que a pastilha está com problemas.

Caso isso aconteça, procure uma oficina para fazer a troca do dispositivo e evitar que situações mais sérias apareçam no futuro.

Em relação ao prazo de troca, o indicado é substituir as pastilhas a cada 20 mil quilômetros rodados. No entanto, especialistas alertam que esse prazo varia bastante. Rodou demais com o carro ou usou muito o freio? A troca pode ser necessária bem antes dos 20 mil km.

Preste atenção no disco de freio

Outro dispositivo que pode comprometer a frenagem de seu veículo ao apresentar problemas é o disco de freio. Ele pode entortar, desgastar e, no pior dos casos, quebrar – você não vai querer chegar a esse ponto, pois o carro poderá ficar sem controle!

Um dos principais sinais de que há algo errado é a ocorrência de trepidação ao frear. Esse problema acontece quando o disco está muito quente e um pingo de água cai sobre ele, fazendo com que fique empenado.

Não existe um prazo certo para fazer a troca, pois isso deve ser feito durante a manutenção de freios.

Apesar dos próprios motoristas serem capazes de fazer uma avaliação visual das condições do disco, o ideal é medi-lo com um paquímetro ou micrômetro em uma oficina.

Redobre o cuidado com tambores, lonas e sapatas de freio

Localizados nas rodas traseiras dos automóveis, esses dispositivos integram os sistemas de freios a tambor. Enquanto as sapatas trabalham como apoio para as lonas, o tambor é acionado pela lona e faz com que o veículo pare.

Devido à posição desses itens no automóvel, você vai sentir que há algo de errado com eles quando perceber dificuldades ao acionar o freio traseiro.

Em geral, os tambores, lonas e sapatas têm duração de 50 mil km, mas é preciso ficar atento para substituí-las caso qualquer sinal de avaria apareça.

Não se esqueça de que é sempre bom trocar todo o conjunto de peças ao mesmo tempo, ou seja, quando substituir um item da roda direta, substitua também o da roda esquerda.

Para garantir que a manutenção de freios seja feita da melhor forma possível e seguindo todos os requisitos de segurança, não se esqueça de usar apenas peças de qualidade e procurar oficinas e profissionais com boa reputação no mercado.

Proteja seu veículo com a Suhai Seguradora

Outra forma de garantir a sua segurança e a de seu veículo é contratar um seguro de furto ou roubo. Você sabia que um veículo é roubado ou furtado a cada minuto no Brasil? Se você acha o seguro muito caro ou se o seu veículo não é aceito pelas tradicionais seguradoras, saiba que é possível evitar esses problemas contratando o seguro Suhai.

Na Suhai Seguradora, aceitamos motos, carros e caminhões de qualquer marca, modelo e ano, inclusive os mais antigos. Por termos um seguro exclusivo contra roubo e furto, nossos preços chegam a custar até 80% mais baratos que um seguro completo — e você ainda conta com assistência 24 horas em todo o Brasil.

Quer saber mais sobre nosso produto e garantir a proteção do seu veículo? Então, entre em contato com a gente, solicite uma cotação personalizada para seu corretor ou peça ajuda a nossa equipe!Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro, Curiosidades, Dicas

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
eBook - Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog