Faça sua cotação

Blog do Condutor

Manutenção de caminhões: saiba o que é preciso conferir!

Publicado por Vanessa Luchini em 28-01-2019 10:30

 270022-manutencao-de-caminhoes-saiba-o-que-e-preciso-conferirA manutenção de caminhões é um dos temas mais importantes para os condutores e gestores de uma frota. Além disso, caminhões bem ajustados, em plenas condições de funcionamento são fundamentais para toda a sociedade, já que diminuem a probabilidade de acidentes ocasionados pelo desgaste avançado das peças.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, em que abordaremos a importância da manutenção desses veículos. Ainda nesta leitura, você encontrará um checklist com os principais componentes a serem analisados antes de uma viagem. Acompanhe!

Entenda a importância da manutenção de caminhões

O estado dos caminhões é algo de interesse público, pois interfere na segurança de todos aqueles que compartilham o espaço nas estradas. Mas aqui, vale lembrar que não é qualquer tipo de manutenção que importa aos caminhões, mas sim, uma em especial: a preventiva!

Trata-se de um procedimento antecipatório, que opera antes que ocorra um problema. Além de ser mais barata, é a manutenção mais recomendada e segura a todos os veículos, já que combate o desgaste acelerado das peças e evita tragédias.

Caso o condutor negligencie as preventivas, precisará lidar com as manutenções corretivas, que reparam e substituem as peças no evento de uma falha, quebra ou problema. São mais caras e, por consequência, implicam em uma condução mais perigosa. 

Saiba quais são os itens que devem ser observados antes de uma viagem

Todos os caminhões devem ser revisados antes de uma viagem.Assim, caso seja identificado a possibilidade de um problema, a manutenção preventiva deverá ser realizada, garantindo a segurança do condutor, da carga e de terceiros. Confira os itens que não devem escapar desse checkup!

Bateria

Caso a bateria do caminhão se esgote na estrada, no meio do nada, tanto o motorista quanto sua carga estarão vulneráveis à ação criminosa. Sendo assim, é altamente recomendado verificar os níveis da bateria antes de sair para a rota, evitando essa situação.

Embreagem

Trata-se de um sistema fundamental para o deslocamento do caminhão. Aqui, vale notar que na situação em que a embreagem está com um desgaste avançado, ela prejudicará, por “tabela”, todo o sistema de transmissão do veículo, implicando em um reparo muito mais caro do que deveria ser. Além disso, uma falha nesse componente também pode deixar o motorista exposto ao risco.  

Freios

São os itens mais importantes nessa lista, haja vista o perigo evidente. Portanto, a inspeção deverá verificar se existe acúmulo de água nos cilindros do freio, drenando caso necessário. Para garantir a eficiência da frenagem, é recomendado, ainda, o teste do componente em um circuito controlado, identificando trepidação, ineficácia, atraso e obstrução do pedal.

Motor

Além de conduzir uma análise em todos os componentes internos, é crucial repor os fluidos necessários para a refrigeração e lubrificação do motor. Para tanto, é preciso verificar a presença de detritos metálicos e coloração no reservatório de óleo, indicando a necessidade de substituição.

É importante também preencher o nível de água no reservatório de arrefecimento, para impedir o sobreaquecimento.

Pneus

Os pneus são itens coringa em um caminhão, pois interferem na segurança, dirigibilidade, estabilidade e conforto. Por isso, é preciso realizar a calibragem na pressurização adequada ao peso atual, já considerando a carga. 

É essencial também analisar o estado visual do pneu, inspecionando a profundidade dos sulcos, prolongando sua vida útil.

Suspensão

Esse irem deve estar em plenas condições para garantir uma boa estabilidade nas estradas. Para tanto, deve-se investigar se existem problemas em alguns dos componentes da suspensão, além de verificar e lubrificar os pinos desse sistema, garantindo um funcionamento adequado na absorção de impactos e irregularidades.

Como você pôde ver, existem muitos itens que devem ser revisados antes de uma viagem, sobretudo para garantir a tranquilidade do motorista até o seu destino. Ademais, vale inspecionar também o sistema elétrico, filtros, estepes, palhetas do limpador e afins.

Além da manutenção, existe outra forma de proteger o seu caminhão na estrada — e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico. Acompanhe!

Conheça o seguro mais barato para caminhão

Quem está direto na estrada e tem o veículo como instrumento de trabalho, entende a importância de poder contar com um bom seguro. O problema é que seguro de caminhão, muitas vezes, é caro, tornando-se inviável sua contratação.

Com o seguro exclusivo de furto e roubo da Suhai Seguradora isso é diferente, afinal, você protege o seu caminhão, pagando menos!

Só quem é especialista nesse tipo de cobertura pode proteger o seu veículo e oferecer preços até 80% mais barato que um seguro completo, sem franquia, sem restrição para marca, modelos ou ano — e ainda com assistência 24 horas em todo país.

Gostou deste artigo esclarecendo a importância da manutenção de caminhões? Então, não perca a oportunidade de receber mais atualizações sobre o tema. Assine nossa newsletter!Seguro para caminhão

Categorias: Dicas, Caminhão, Seguro

Escrito por Vanessa Luchini

Vanessa Luchini é a coordenadora de marketing da Suhai Seguradora. Com mais de 15 anos de experiência atuando em grandes Agências de Publicidade, ela cuidou de importantes marcas e empresas de diversos segmentos, desde redes de varejos até líderes em tecnologia e bancos. Mais do que ninguém, ela acredita na responsabilidade do marketing como moderador entre produtos e pessoas. Para ela, a internet não permitiu apenas a conexão entre computadores, mas também foi responsável por conectar empresas com seu público, gerando uma relação mais honesta e transparente. Apaixonada por cães, dançar e curtir a família.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
eBook - Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog