Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Levei uma multa de trânsito, e agora

Publicado por Patrick Faria em 24-02-2016 14:43

LEVEI UMA MULTA DE TRÂNSITO, E AGORA

Quem é motorista sabe que é preciso ter atenção redobrada no trânsito, não só para evitar acidentes, mas também para se prevenir contra as temidas multas. Seja por fiscalização eletrônica ou por um guarda de trânsito, ninguém fica feliz quando é multado, não é? Se isso aconteceu com você, não se desespere! Vamos dar dicas para você recorrer em caso de multas.

Autuação e multas são coisas diferentes

AUTUAÇÃO E MULTAS SÃO COISAS DIFERENTES

Quando a notificação é feita por radar ou por um profissional do trânsito, há um período de até 60 dias para você receber uma correspondência com os dados da ocorrência: isso quer dizer que você foi apenas autuado. A partir do momento que você recebeu a notificação via correio e tem certeza de sua inocência, então o prazo de defesa é de 30 dias para recorrer junto ao DETRAN. Somente quando a infração for deferida é que ela passa a ser uma multa, e são lançados pontos na sua CNH.

Acesse o site do DETRAN

ACESSE O SITE DO DETRANSe você tem certeza que a autuação ou multa foi indevida, entre em contato com o DETRAN do seu Estado e se informe sobre o procedimento correto para se defender. O meio mais prático é pelo próprio site, onde é necessário procurar pelo formulário de recurso de multa.

Além disso, pelo site, você tem acesso às principais notícias sobre mudanças na legislação e estatísticas de trânsito na sua cidade. De qualquer forma, não descarte a possibilidade de visitar o DETRAN pessoalmente para recorrer a uma multa de trânsito.

Tenha seus documentos pessoas e os do veículo sempre em mãos

Depois que você localizou o formulário, é hora de preencher seus dados e iniciar o texto do recurso. Por isso, não se esqueça de separar RG, carteira de habilitação, documento do carro e a notificação de trânsito. Com tudo em mãos, fica mais fácil!

Como escrever o recurso de multa?

COMO ESCREVER O RECURSO DE MULTA?De nada vale escrever um texto enorme de defesa, sem ter conhecimento sobre os códigos de trânsito. Dessa maneira, você pode fazer uma justificativa incoerente e sem argumentos válidos, correndo o risco de ter o seu requerimento indeferido. Portanto, leia, se informe e tenha bons argumentos na hora de começar a redação.

Procure modelos de formulários prontos

PROCURE MODELOS DE FORMULÁRIOS PRONTOSAo invés de gastar recorrendo a advogados ou consultorias para elaboração de defesas, você pode encontrar modelos de recursos na internet. Assim você economiza e aprende a formatação correta para o recurso. O Levei Multa é um site que disponibiliza esse tipo de informação.

Se o formulário já foi preenchido e o texto elaborado, anexe cópias do RG, comprovante de residência, CNH, documentos do carro e da notificação da multa. Depois, procure o DETRAN responsável e boa sorte!

Ficou satisfeito com as dicas?

Tão importante quanto não levar multas e precisar recorrê-las é se prevenir de um eventual furto ou roubo. Se você está em busca de um seguro alternativo e com um preço até 80% menor em relação a um seguro tradicional, saiba que a Suhai lhe oferece um seguro de furto e roubo com cobertura e assistência técnica 24 horas para as situações de emergência em todo o país. Por isso, procure já um corretor e faça sua cotação. Siga nosso blog para ficar por dentro de outras notícias como esta.

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Moto, Prevenção, Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro p