Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Fuja do seguro pirata

Publicado por Patrick Faria em 30-03-2016 10:00

FUJA DO SEGURO PIRATA

Quando compramos um carro, uma das primeiras preocupações é fazer de tudo para protegê-lo contra roubo, furto ou avarias. No entanto, o aumento no pacote das seguradoras automotivas, seja por conta do avanço da criminalidade ou pela valorização dos carros na tabela, reduz as chances do motorista comprar o serviço mais completo. Sendo assim, o que o consumidor faz nessas situações? Recorre ao chamado “seguro pirata”.

Se você comprou ou pretende adquirir esse produto, espere. Leia esse texto até o final e veja como a cobertura clandestina pode fazer jus ao ditado “o barato sai caro”.

Afinal, o que são “seguros piratas”?

AFINAL, O QUE SÃO “SEGUROS PIRATAS”?

Este é um serviço de proteção veicular oferecido por cooperativas ou associações de classe. O que ele tem de diferente? Possui preços extremamente atraentes em relação às seguradoras regularizadas, chegando a oferecer pacotes até 60% mais baratos do que o mercado regular, porém não possuem autorização SUSEP para atuarem com esta prestação de serviço.

Por que você não deve adquirir um seguro pirata

POR QUE VOCÊ NÃO DEVE ADQUIRIR UM SEGURO PIRATA

Se você estiver em busca de segurança e tranquilidade, não compre um pacote de seguro clandestino. Primeiro, esse tipo de oferta não é regularizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia ligada ao Ministério da Fazenda e responsável por fiscalizar a comercialização de seguros no País. Em segundo lugar, as garantias do seu direito como consumidor são mínimas como você verá adiante.

Como as Associações e Cooperativas funcionam?

COMO AS ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS FUNCIONAM?O mais curioso e triste é saber que a facilidade com que essas instituições trabalham é imensa. Basta instaurar uma associação que possua uma diretoria e estatuto estabelecidos. Depois, é só mudar a razão social quando for preciso ou contratar o serviço de “laranjas” para camuflar os negócios.

Segundo dados da SUSEP, o número de processos administrativos por irregularidades no seguro chega a 350 casos no Brasil, sendo provocados por cerca de 500 entidades não autorizadas.

Como as Empresas de Rastreamento funcionam?

As empresas de rastreamento que prometem indenização trabalham com contratos repletos de clausulas e armadilhas dificultando ao máximo o cliente receber sua indenização, caso ele sofre um sinistro.

Riscos do negocio pirata

RISCOS DO NEGOCIO PIRATAÉ compreensível que condições facilitadas de pagamento são o grande atrativo na hora de contratar uma proteção para o seu carro. Porém, embora você não saiba, é possível perder os seus direitos quando for reclamar a falta de atendimento ou atraso no pagamento de sinistro. Isso porque essas entidades clandestinas alegam que, a partir do momento que o consumidor assina como membro associado, passa a não poder reclamar como consumidor para o Código de Defesa do Consumidor (Procon).

Outro fator negativo é que essas cooperativas não precisam assegurar fluxo de caixa para arcar com a ocorrência de sinistros, descumprindo itens previstos em contrato.

Também é importante você saber que é possível recorrer, tanto juridicamente como ao Procon. Isso porque, de acordo com a justiça, mesmo que o comprador esteja definido como associado no contrato, há uma relação de compra e venda como qualquer outra, já que uma das partes está em posição mais vulnerável.

Para saber quais são as seguradoras autorizadas, acesse o site da Susep: www.susep.gov.br.

A Suhai, por sua vez, é regulamentada pela SUSEP e aceita todos os modelos, marcas e anos de veículos. Além disso, tem cobertura 24h em todo o Brasil e lhe oferece um seguro com preço até 80% mais barato que um outro compreensivo. Procure um corretor de confiança e faça sua cotação.

Se você já foi vítima de uma seguradora pirata, nos conte sua história. Seu caso pode servir de ajuda para outros consumidores. Além disso, você contribui para deixar nosso blog mais interativo. Esperamos por você!

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Moto, Curiosidades, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão