Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Entenda porque o financiamento do carro usado ultrapassou o de um novo

Publicado por Patrick Faria em 21-09-2016 17:35

Entenda porque o financiamento do carro usado ultrapassou o de um novo

Quando se decide comprar um automóvel, logo vem á mente o cheirinho de carro novo, o ronco macio do motor e o prazer de ser o primeiro a dirigir. São muitas as opções e todo ano tem novidade.

Só que a crise financeira bateu à nossa porta e comprar carro zero saiu da lista de planos de muitos brasileiros. A solução agora é financiar um usado “jovem”, ou seja, um automóvel que tenha uma média de uso de quatro a sete anos.

Este está sendo um ano atípico em relação a aquisição de veículos. Desde 2011 a vendagem de carros zero quilômetro era maior que de usados. Agora o quadro se inverteu e os carros usados “jovens” estão ganhando espaço nas negociações. Apesar de a margem de diferença ser pequena, é significativa sendo de 35,5% de financiamentos para os usados e de 35,1% os novos que foram financiados.

Mudança de hábitos por conta da crise

Mudança de hábitos por conta da crise

Com a crise no país veio a queda do poder aquisitivo da população e como consequência o comércio no geral sofre uma baixa violenta no volume de negócios realizados. Com o setor automotivo não é diferente, afinal, com tanta instabilidade econômica, são poucos os consumidores dispostos a arriscar-se em um financiamento a longo prazo.

Então, quem já tem um automóvel prefere mantê-lo e quem ainda não tem, pensa duas vezes antes de entrar em um financiamento, com o risco de não conseguir cumprir com os compromissos assumidos.

Volta do IPI nos veículos zero km

Volta do IPI nos veículos zero kmA isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados concedida pelo Governo em 2010 fez com que a venda de carro novo crescesse consideravelmente. Era mais vantajoso comprar um zero do que financiar um carro usado que não tinha a isenção.

Com a volta do Imposto, os valores de financiamentos subiram muito e, para quem já está com a corda no pescoço é melhor e mais prudente investir mesmo em um de segunda mão, principalmente se for um modelo entre 2010 e 2014 que já estavam com um preço de venda abaixo da tabela devido á isenção do IPI da época.

Juros dos usados são maiores do que dos novos

Juros dos usados são maiores do que dos novosEmbora o custo do financiamento de um carro usado esteja menor do que de um zero quilômetro, antes de ceder à tentação é bom fazer os cálculos com muito cuidado. Isso porque os juros podem ser maiores nesses casos. E se o modelo estiver entre os mais vendidos, o preço sobe mais ainda.

Se você prioriza o valor da parcela, ainda é mais vantajoso financiar um carro usado, mas se prefere pensar no valor final do automóvel, refaça os custos levando em consideração o número de prestações, o valor mensal e o tempo de comprometimento dos seus rendimentos e ainda os gastos com manutenção.

Seguro do carro usado custa menos

Seguro do carro usado custa menos

Ao adquirir um carro, o motorista também deve pensar no seguro. O preço final de um seguro varia muito e depende do perfil do motorista mais as condições do automóvel.

Normalmente, nos modelos populares, o consumidor tem vantagem quando adquire um carro de “segunda mão”. Comparando o mesmo modelo entre um novo e um com quatro anos, por exemplo, a diferença pode chegar até a 50%. Isso se o carro usado for pouco rodado e estiver bem conservado

Vantagens do seguro da Suhai

Na Suhai você só encontra vantagens na hora de segurar seu veículo. Algumas delas são:

Vantagens do seguro da Suhai

  • Perfil simplificado – a avaliação é feita de forma a facilitar sua vida sem os longos questionários e sem restrição por marca, ano e modelo.

  • Não há franquia – ao contratar o seguro essencial da Suhai, exclusivo contra roubo e furto, não há a cobrança da franquia.

  • Assistência 24h permanente – caso aconteça algum incidente, você terá à sua disposição assistência 24 horas contando inclusive com chaveiro, guincho, transporte domiciliar e até troca de pneus.

  • Custo-benefício – com a Suhai você encontra o melhor custo-benefício, com até 80% de economia em relação ao seguro completo.

Seja para seu carro novo ou usado, pondere as vantagens e faça uma cotação sem compromisso da Suhai Seguradora e curta seu veículo sem preocupações.

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carro

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
New Call-to-action
Seguro para caminhão
Pesquisar no Blog