Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

A evolução do GPS de carro

Publicado por Patrick Faria em 11-10-2017 10:00

A evolução do GPS de carro

Quando o assunto é o futuro da mobilidade, a condução autônoma de veículos é uma das tendências mais comentadas em salões e revistas segmentadas do mundo todo. Difícil, no entanto, explicá-la sem falar no “bom e velho” GPS de carro.

Tecnologia de localização por satélite comercializada fora do ambiente militar há mais de 25 anos, o GPS (Global Positioning System, em inglês, ou Sistema de Posicionamento Global, em português) foi criado em 1973, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

A ideia, no entanto, data de 1960, quando Ivan Getting, vice-presidente da empresa de equipamentos militares Raytheon, sugeriu lançar no espaço satélites para rastrear objetos em movimento aqui na Terra.

Guia de ruas e os primórdios do GPS de carro

Hoje disponível em praticamente todos os veículos que saem de fábrica, o GPS de carro se popularizou nos anos 2000, mais de uma década após o lançamento, nos EUA, do Magellan GPS NAV 1000 (1989), o primeiro aparelho de rastreamento via satélite comercial.

Logo depois, no início dos anos 1990, a japonesa Mazda lançou a quarta geração do Eunos Cosmo, o primeiro automóvel a ter um sistema de navegação por GPS.

Até então, era comum, principalmente nas grandes cidades, os motoristas terem no porta-luvas do automóvel um guia de ruas. Vendidos em bancas de jornal, estes últimos ajudavam na localização espacial em uma época em que a tecnologia do GPS era muito restrita e cara.

Mapas online e aplicativos

Com a evolução tecnológica e, principalmente da internet, os mapas ficaram online e aplicativos de orientações de direção, como o Google Maps e Wase tomaram conta e se tornaram tão acessíveis que os guias de rua começaram a ser deixados de lado. E se tornaram raridade com o surgimento de aparelhos e aplicativos de GPS mais baratos e precisos.

Atualmente, com a grande oferta de aplicativos e com toda a tecnologia presente nos veículos, fica praticamente impossível transitar nas cidades sem ajuda do GPS.

Dica importante de segurança

O transitar pelas ruas e rodovias do Brasil ficou mais fácil com a ajuda destes aplicativos. Mas não podemos deixar de ficar atentos às regiões que transitamos com os nossos veículos.

Prestar atenção ao movimento das ruas, às pessoas que estão transitando e o local onde estaciona o seu veículo é importante para tentar garantir a segurança do seu carro ou moto. Porém, o furto e o roubo são situações que não podemos prever e, para não ficar no prejuízo e para garantir a segurança deste bem, você precisa contratar um seguro.

Com a Suhai Seguradora você pode contratar o Seguro exclusivo de Furto e Roubo por um preço bastante acessível, chegando custar até 80% mais barato que o seguro completo, e contar ainda com Assistência 24H em todo o Brasil.

Com o Seguro Suhai, você pode passear por ruas, vias e rodovias com tranquilidade.

Fale com o seu corretor e conheça as vantagens do Seguro Suhai. Ainda não tem corretor? Então entre em contato com a gente que te indicamos um corretor autorizado.

Hoje falamos aqui no blog da evolução do GPS de carro ao longo das últimas décadas. Gostaram do texto? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

Cotação seguro roubo furto carro

Categorias: Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
Seguro p