Faça sua cotação

É Essencial. É Seguro. É Suhai.

BLOG DO CONDUTOR

Evite acumular pontos na sua carteira de habilitação

Publicado por Patrick Faria em 31-03-2017 10:00

Evite acumular pontos na sua carteira de habilitação

Selecionamos algumas dicas para você não acumular pontos na sua carteira de habilitação e não sofrer a punição de ficar sem dirigir.

Ninguém deseja ter a CNH suspensa, porém algumas infrações acontecem por desatenção ou por não estar informado sobre as mudanças na lei. Por isso, é bom sempre estar atento ao código de trânsito.

A pontuação não é discriminatória, ou seja, todo mundo que comete uma infração terá pontos acumulados. Motoristas que acumularem 20 pontos ou mais terão a carteira de habilitação suspensa por tempo determinado (sempre podendo recorrer na justiça), e precisarão fazer o curso de reciclagem.

Um lembrete: os motoristas profissionais que alcançarem 14 pontos serão notificados para participarem de um curso preventivo de reciclagem, segundo a Lei 13.154/2015.

E os motoristas iniciantes?

Quem estiver com a habilitação provisória ou Permissão para Dirigir terá que refazer todo o curso da autoescola, se cometer infração gravíssima, grave, ou se reincidir na infração média.

Como os pontos são acumulados na carteira de habilitação?

À medida que o condutor comete infrações, os pontos são acumulados. O valor varia conforme a gravidade:

  • Infrações leves - 3 pontos - ex. dirigir sem atenção, estacionar veículo no acostamento.
  • Infrações médias - 4 pontos - ex. parar veículo sobre viadutos, pontes e túneis.
  • Infrações graves - 5 pontos - ex. transitar com veículo pela faixa seletiva à esquerda.
  • Infrações graves - 7 pontos - ex. transitar com veículo sobre a calçada.

Porém, caso dirija alcoolizado, em velocidade 50% acima do limite permitido, transpuser bloqueio policial, entre outros, o motorista terá a carteira suspensa no ato da infração. O tempo de suspensão não é necessariamente de 12 meses, podendo variar para menos.

A pontuação não é permanente. Se hoje você cometer uma infração, daqui a 12 meses ela expira. Com isso, o número de pontos acumulados varia a cada infração e a cada prazo vencido.

Cotação Seguro Veículo

Categorias: Moto, Carros

Escrito por Patrick Faria

Patrick Faria é o coordenador de marketing da Suhai. Para ele, a comunicação é fundamental para conectar as pessoas. O que mais fascina o marqueteiro é saber que ele pode interagir, dividir conhecimento e trocar experiências com diversas pessoas em qualquer lugar. Patrick também adora cozinhar e criar novos pratos. Ele acredita que a culinária é uma mistura de arte e química.


Últimas notícias

Assine nosso blog para receber nossos artigos por e-mail

eBook: Será que meu carro pode ser segurado?
Seguro para Moto
eBook - Seguro para caminhão